@crsf

Quem são os cardeais favoritos indicados para conclave após morte do papa Francisco

Representantes de diversos países devem viajar para a votação secreta

Quem são os cardeais favoritos indicados para conclave após morte do papa Francisco

A Igreja Católica inicia os ritos funerários e os preparativos para escolher um novo papa, após a morte de Francisco nesta segunda-feira (21). O sucessor deve ser eleito em um conclave, reunião de cardeais no Vaticano nos próximos dias.

Representantes de diversos países devem viajar para a votação secreta. Dentre a lista com possíveis favoritos para assumir como papa estão dois brasileiros, conforme especialistas em Vaticano.

VEJA LISTA DOS 'FAVORITOS' PARA A SUCESSÃO

  • Cardeal Pietro Parolin - Itália: É o atual secretário de Estado do Vaticano, ocupando o segundo posto mais importante na hierarquia da Santa Sé desde 2013. Foi o primeiro cardeal nomeado pelo Papa Francisco, em 2013.
  • Cardeal Matteo Zuppi - Itália: É arcebispo de Bolonha desde 2015 e também foi nomeado cardeal pelo papa Francisco, em 2019. Zuppi é presidente da Conferência Episcopal Italiana, membro da Comunidade de Sant'Egidio e o enviado especial do Papa para o conito na Ucrânia.
  • Cardeal Pierbattista Pizzaballa - Itália: Foi nomeado cardeal pelo Papa Francisco em 2023. Como líder da Igreja Católica no Oriente Médio, o italiano é frequentemente elogiado pelo trabalho em prol do diálogo inter-religioso entre cristãos, judeus e muçulmanos.
  • Cardeal Péter Erdo - Hungria: De postura conservadora e formação acadêmica sólida, o cardeal húngaro Peter Erdo, 72 anos, arcebispo de Esztergom-Budapeste, foi durante muito tempo o cardeal mais jovem da Europa.
  • Cardeal José Tolentino de Mendonça - Portugal: Nascido em 1965 na Ilha da Madeira, Portugal, é atual prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação, cargo que ocupa desde 2022. Foi nomeado cardeal pelo Papa Francisco, em 2019. 
  • Cardeal Mario Grech - Malta: É o atual secretário-geral do Sínodo dos Bispos, cargo que ocupa desde 2020. Foi nomeado bispo de Gozo em 2005, também por Francisco.
  • Cardeal Robert Francis Prevost - EUA: Nasceu em Chicago, nos Estados Unidos, em 1955, e é bispo emérito de Chiclayo, no Peru. Sua função principal é auxiliar nas nomeações e transferências de bispos. 
  • Cardeal Wilton Gregory - EUA: Nascido em 1947 em Chicago, Estados Unidos, é o atual arcebispo de Washington D.C.. Em 2020, ele se tornou o primeiro cardeal afro-americano da Igreja, tendo sido nomeado por Francisco.
  • Cardeal Blase Cupich - EUA: Blase Cupich, nascido em 1949 em Omaha, Estados Unidos, é o arcebispo de Chicago desde 2014 e cardeal desde 2016, também nomeado pelo Papa Francisco. Conhecido por sua abordagem pastoral inclusiva e seu foco em questões sociais.
  • Cardeal Luis Antonio Tagle - Filipinas: É o atual cardeal-arcebispo de Manila. Foi nomeado cardeal pelo Papa Bento XVI em 2012. Tagle é conhecido por seu compromisso com a justiça social, o combate à pobreza e a defesa dos direitos humanos, além de ser defensor do diálogo inter-religioso.
  • Cardeal Leonardo Ulrich Steiner - Brasil: Steiner tornou-se o primeiro cardeal da Amazônia brasileira. Nascido em Forquilhinha (SC) e nomeado bispo em 2005 pelo Papa João Paulo II (1920-2005), ele tomou posse como arcebispo de Manaus em janeiro de 2020, após assumir o cargo ocupado por Dom Sergio Castriani desde 2012.
  • Cardeal Sérgio da Rocha - Brasil: Nascido em Dobrada, no interior de São Paulo, o cardeal é mestre em Teologia Moral pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, também em São Paulo, e doutor pela Academia Alfonsiana da Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma.
  • Cardeal Jean-Marc Aveline - França: Nascido em 1958, em Sidi Bel Abbès, na Argélia. É citado por alguns especialistas (sobretudo franceses) como o "favorito"  de Francisco a sucedê-lo, sendo considerado o mais "bergogliano" dos bispos do país. Foi nomeado pelo Pontífice em 2022.


O QUE É O CONCLAVE

Conclave é uma palavra que vem do latim 'cum clavis'. Significa 'fechado com chave', se referindo à prática de confinar cardeais para permitir que eles escolham um novo papa sem interferência externa. 

 

 

 

 

fonte diariodonordeste

 

Faça um comentário // Expresse sua opinião...

Veja os últimos Comentários

Veja também

Governos do Estado, Federal e Prefeitura entregam 576 apartamentos do Residencial Nico Baracat em Sinop

Governos do Estado, Federal e Prefeitura entregam...

O Governo de Mato Grosso entregou 576 apartamentos do Residencial Nico Baracat, etapas 1 e 3, na cidade de Sinop, na manhã desta quinta-feir...

Pivetta elogia Tarcísio, mas cenário eleitoral é complicado com o crescimento de Michele Bolsonaro nas pesquisas.

Pivetta elogia Tarcísio, mas cenário eleitoral é c...

O vice-governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta, do Republicanos, elogiou as qualidades do governador de São Paulo, Tarcísio de Fr...

Trump diz que Brasil “ficou rico” cobrando tarifas dos EUA

Trump diz que Brasil “ficou rico” cobrando tarifas...

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que o Brasil e outros países “ficaram ricos” cobran...