@crsf

Saiba quem foi o papa Leão XIII, alcunha que antecedeu a do novo líder da Igreja Católica

A substituição do nome de batismo pelo nome pontifício já é uma tradição milenar na história da Igreja Católica

Saiba quem foi o papa Leão XIII, alcunha que antecedeu a do novo líder da Igreja Católica

O cardel norte-americano Robert Francis Prevost, novo líder da Igreja Católica, escolheu ser chamado de papa Leão XIV, dando continuidade ao legado de Leão XIII, que liderou o Vaticano durante 25 anos, entre fevereiro de 1878 e até julho de 1903.

Robert Francis Prevost foi escolhido nesta quinta-feira (8) como sucessor do papa Francisco pelo conclave, por pelo menos 89 dos 133 cardeais. A substituição do nome de batismo pelo nome pontifício já é uma tradição milenar na história da Igreja Católica após a escolha de um novo papa.

De alcunha antecessora de Prevost, o papa Leão XIII foi Vincenzo Gioacchino Pecci. Conhecido como o “papa dos operários”, seu pontificado foi marcado por mudanças na postura do Vaticano diante das transformações políticas e sociais do século 19, como a industrialização e o movimento operário.

Legado de papa Leão XIII

Vincenzo Gioacchino Raffaele Luigi Pecci nasceu em Carpineto Romano, na Itália, em 2 de março de 1810. Formado em filosofia, teologia e direito, chegou a ser diplomata da Santa Sé, arcebispo e núncio apostólico na Bélgica. O seu papado iniciou em fevereiro de 1878 e foi até julho de 1903, quando o líder religioso morreu, aos 93 anos. 

Conforme informações da revista Galileu, sua maior contribuição para o Vaticano ocorreu em 1891, com a publicação da encíclica Rerum Novarum, considerada o marco inaugural da doutrina social da Igreja.

No documento, Leão XIII abordou de forma humanista a condição dos trabalhadores na era industrial, fazendo críticas ao liberalismo econômico. Ele defendeu o direito à propriedade privada, a justiça social, a dignidade do trabalho e a responsabilidade do Estado em proteger os mais pobres.

Vincenzo esteve à frente da Igreja Católica por 25 anos, sendo um dos mais longos pontificados da história. O religioso escreveu mais de 80 encíclicas (documentos escritos pelo papa para orientar fiéis), incentivou o ensino religioso nas escolas públicas e promoveu a abertura dos arquivos secretos do Vaticano para estudiosos, além de defender os estudos bíblicos com base em métodos científicos. Também foi o responsável por dissolver os Estados Pontifícios em 1900.

Leão XIII foi o homem mais velho a comandar a Igreja Católica, deixando o posto em 1903, ao morrer com 93 anos. Ele foi sucedido por Pio X.

 

 

 

 

 

 

 

FONTE DIARIODONORDESTE

 

Faça um comentário // Expresse sua opinião...

Veja os últimos Comentários

Veja também

Moraes autoriza cirurgia de Bolsonaro, mas nega prisão domiciliar

Moraes autoriza cirurgia de Bolsonaro, mas nega pr...

HUGO BARRETO/METRÓPOLES @hugobarretophoto

 

Às vésperas de completar um mês preso na Superinten...

Se Congresso quiser, que derrube meu veto, diz Lula sobre PL da Dosimetria

Se Congresso quiser, que derrube meu veto, diz Lul...

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)  • Marcelo Camargo/Agência Brasil

 

O presidente

Governo de MT divulga feriados e pontos facultativos de 2026

Governo de MT divulga feriados e pontos facultativ...

Crédito - Michel Alvim - Secom-MT

 

O Governo de Mato Grosso publicou no Diário Oficia...