A Jaguar Land Rover (JLR) está à beira de uma transformação significativa com sua estratégia global “Reimagine”, anunciada há quase quatro anos. Esse plano ambicioso visa reformular a imagem da Jaguar, elevando-a ao status de uma marca de luxo totalmente elétrica até 2025. Este ano se aproxima rapidamente e, enquanto os novos modelos elétricos ainda estão para ser revelados, o fim das vendas de carros com motor a combustão já é uma realidade.
No Reino Unido, a Jaguar cessou a venda de veículos novos que possuem motores convencionais. Modelos como o E-Pace, XE, XF, e F-Type já não são mais oferecidos, concluindo esta fase com o término das vendas do F-Pace. A partir de novembro de 2024, conforme comunicado recebido pela Autocar, não será mais possível adquirir um Jaguar novo com trem de força convencional no território britânico.
Apesar das vendas de SUVs continuarem em mercados fora do Reino Unido, o futuro indica que a Jaguar se moverá rapidamente para alinhá-los com sua nova estratégia elétrica. Esses veículos ainda são produzidos, mas seus dias também estão contados. Em 2023, o F-Pace foi destaque global em vendas, registrando 21.943 unidades. No entanto, a comparação com a produção de outras marcas mostra que a Jaguar enfrenta grandes desafios.
Desde que foi adquirida pela Tata Motors em 2008, a Jaguar está em um processo de reposicionamento no mercado automotivo, direcionando-se para um segmento ainda mais luxuoso. A marca pretende deixar de competir diretamente com gigantes como BMW, Mercedes-Benz e Audi, para enfrentar rivais como Bentley e Aston Martin. Esse reposicionamento inclui o desenvolvimento de um veículo elétrico que rivalize com o Porsche Taycan e, mais adiante, um SUV posicionado como concorrente do Bentley Bentayga, ambos apoiados pela inovadora arquitetura Jaguar Electrified Architecture.
Previsto para ser revelado nos Estados Unidos antes do final do ano, um novo carro-conceito da Jaguar promete marcar o início dessa nova era. Este veículo, um Grand Tourer de quatro portas, deverá ter um preço inicial superior a £100.000, classificando-se no segmento de ultra luxo. Embora inicialmente frustrante, conforme mencionado por Rawdon Glover, diretor administrativo da JLR, a jornada para reinventar a marca como exclusivamente elétrica busca focar em um mercado mais restrito, porém, com margens de lucro mais atrativas.
Com as novas diretrizes, espera-se que o primeiro modelo dessa linha renovada esteja disponível no Reino Unido somente em 2026. Durante esse período, a Jaguar não terá veículos novos à venda, um passo estratégico complicado, mas considerado necessário para a implementação bem-sucedida da visão Reimagine. A transição para veículos elétricos é um capítulo crucial para a Jaguar, que almeja redefinir seu legado e conquistar uma fatia do mercado de luxo que se destaca tanto pela inovação quanto pela exclusividade.
fonte terrabrasil
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