@crsf

Ucrânia diz que míssil hipersônico disparado pela Rússia voou por 15 minutos

Ucrânia diz que míssil hipersônico disparado pela Rússia voou por 15 minutos

O míssil hipersônico russo, que atingiu a cidade ucraniana de Dnipro, na quinta-feira (21) voou por 15 minutos e atingiu uma velocidade máxima de mais de 13 mil km/h, relatou a principal agência de espionagem de Kiev nesta sexta-feira (22).

O presidente russo, Vladimir Putin, disse na quinta-feira que Moscou atingiu uma instalação militar ucraniana com um novo míssil balístico hipersônico de médio alcance, conhecido como “Oreshnik”.

“O tempo de voo desse míssil russo, desde o momento de seu lançamento, na região de Astrakhan, até seu impacto na cidade de Dnipro, foi de 15 minutos”, afirmou a Diretoria Principal de Inteligência (HUR), em um comunicado.

A agência ainda afirmou que o míssil estava equipado " com seis ogivas :  cada uma continha seis submuniçoes. A velocidade na parte final da trajetória era superior a 13 mil km/h”.

O HUR acrescentou que a arma era “provavelmente do complexo de mísseis ‘Kedr’ “.

Inicialmente Kiev sugeriu que a Rússia havia disparado um míssil balístico intercontinental, mas as autoridades norte-americanas e a Otan concordaram com a descrição de Putin de que a arma era um míssil balístico de alcance intermediário.

Na quinta-feira (21), o Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia pediu à comunidade internacional que reagisse rapidamente ao ataque.

A Otan (organização do tratado do Atlântico Norte) realizará uma reunião de emergência com a Ucrânia na sede da aliança em Bruxelas na próxima terça-feira (26) para discutir o ataque de Moscou, relatou uma fonte da organização nesta sexta-feira (22).

 

Faça um comentário // Expresse sua opinião...

Veja os últimos Comentários

Veja também

CPMI do INSS ouve presidente de sindicato que faturou R$ 221 milhões

CPMI do INSS ouve presidente de sindicato que fatu...

A CPMI do INSS ouve, nesta segunda-feira (3/11), o depoimento de Abraão Lincoln Ferreira da Cruz, presidente da

ONU cobra Brasil sobre regras anticorrupção em escritórios de advocacia

ONU cobra Brasil sobre regras anticorrupção em esc...

Um relatório da Uncac - Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção aponta que o Brasil ainda n...

CST do Bioma Pantanal debate pagamento por serviços ambientais e segurança jurídica

CST do Bioma Pantanal debate pagamento por serviço...

A quarta reunião ordinária da Câmara Setorial Temática do Bioma Pantanal foi realizada nesta segunda-feira (3), na Assem...