@crsf

Após pressão de bolsonaristas, Pimenta vai à Câmara explicar investigações sobre fake news

Audiência está marcada para 14h30 desta terça-feira (11)

Após pressão de bolsonaristas, Pimenta vai à Câmara explicar investigações sobre fake news

Parlamentares querem que o ministro explique o pedido feito pelo governo à PF para investigar perfis que supostamente divulgaram notícias falsas sobre a tragédia do Rio Grande do Sul24/05/2024 - Divulgação/Joaquim Moura

O ministro Paulo Pimenta (Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul) participa, nesta terça-feira (11), de uma audiência na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara.

Parlamentares querem que o ministro explique o pedido feito pelo governo à Polícia Federal (PF) para investigar perfis que supostamente divulgaram notícias falsas sobre a tragédia do Rio Grande do Sul.

O pedido de investigação foi feito pelo Ministério da Justiça. Após a solicitação, a Polícia Federal abriu, no início de maio, um inquérito para apurar o caso.

requerimento de convite a Pimenta foi apresentado pelo deputado Paulo Bilynskyj (PL-SP) defendeu que a “expressão de pensamento não seja objeto de punição”. O parlamentar também chamou a instauração do inquérito de “abuso de autoridade”.

“A ação de iniciar um inquérito policial sem evidências de conduta criminosa e provocar a instauração de um processo penal sem uma causa justificada são consideradas infrações de abuso de autoridade”, escreveu Bilynskyj no requerimento.

No início de maio, os deputados da CCJ também tentaram aprovar um requerimento de convocação do ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, para explicar o pedido de investigações.

No entanto, o item foi retirado de pauta após um acordo entre os parlamentares. Eles decidiram participar de uma reunião presencial com o ministro, no Ministério da Justiça, para discutir o assunto.

 

 

Fonte: CNN Brasil

Faça um comentário // Expresse sua opinião...

Veja os últimos Comentários

Veja também

Antonio Joaquim apresenta relatório preliminar que revela R$ 4,7 bi em benefícios fiscais a empresas da Moratória da Soja

Antonio Joaquim apresenta relatório preliminar que...

O relatório preliminar da auditoria sobre os incentivos fiscais, realizada pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), revela que entre...

Sindicato dirigido por irmão de Lula é recordista em descontos do INSS alvos de investigação da PF

Sindicato dirigido por irmão de Lula é recordista...

Frei Chico, irmão mais velho de Lula, é vice-presidente de entidade alvo da operação que apura fraudes no INSS  &...

Polícia Civil cumpre mandados e desestrutura facção envolvida com o tráfico de drogas no médio-norte

Polícia Civil cumpre mandados e desestrutura facçã...

A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou, nesta quarta-feira (30.4), a Operação Reta Final, com o objetivo de desestruturar e...