@crsf

Cantora subverte letra do Hino Nacional para linguagem neutra

Artista adaptou o Hino com linguagem neutra

Cantora subverte letra do Hino Nacional para linguagem neutra

A polêmica recente envolvendo o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) tem como protagonista uma cantora chamada Yurungai. Em um comício do candidato à Prefeitura de São Paulo, ela subverteu a letra do Hino Nacional para adaptar a linguagem neutra. Filhos, por exemplo, virou “filhes” na versão da artista.

 

Em sua página no Instagram, Yurungai se classifica como “afroamerindígena”. Yurungai significa “boca-cantar” em tupi-guarani. Além de cantora, a artista também é compositora e toca Mbira — um instrumento originário do Zimbabwe, país africano.

 

A cantora afirma que “reinterpreta a música música popular brasileira com influência africana”. O seu perfil no Instagram encontra-se fechado após a polêmica.

 

Durante comício de Boulos em São Paulo, no último sábado (24), Yurungai alterou o Hino Nacional trocando as palavras “filho” e “filhos” por “filhe” e “filhes” ao cantar “verás que filhe teu não foge à luta” em vez de “verás que um filho teu não foge à luta”, e ao entoar “des filhes deste solo” no lugar de “dos filhos deste solo”.

 

O desvirtuamento da letra original do Hino Nacional, neste caso por radicalismo ideológico, configura contravenção, sujeitando o infrator à pena de multa, conforme o art. 35 da Lei 5.700/1971. E no parágrafo 5° do art. 25 da mesma lei, estabelece que “em qualquer hipótese, o Hino Nacional deverá ser executado integralmente e todos os presentes devem tomar atitude de respeito”.

Fonte:folhadoestado.com.br

Faça um comentário // Expresse sua opinião...

Veja os últimos Comentários

Veja também

Se Congresso quiser, que derrube meu veto, diz Lula sobre PL da Dosimetria

Se Congresso quiser, que derrube meu veto, diz Lul...

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)  • Marcelo Camargo/Agência Brasil

 

O presidente

Governo de MT divulga feriados e pontos facultativos de 2026

Governo de MT divulga feriados e pontos facultativ...

Crédito - Michel Alvim - Secom-MT

 

O Governo de Mato Grosso publicou no Diário Oficia...

PF prende desembargador por suposto vazamento de informações ao Comando Vermelho

PF prende desembargador por suposto vazamento de i...

A PF deflagrou, nesta terça-feira, 16, no Rio de Janeiro/RJ, a Operação Unha e Carne 2 e prendeu o desembargador Macári...