@crsf

Governador em exercício de Mato Grosso anuncia possível aumento do ICMS por conta da Reforma Tributária

Governador em exercício de Mato Grosso anuncia possível aumento do ICMS por conta da Reforma Tributária

 

O governador em exercício de Mato Grosso, Otaviano Pivetta, do partido Republicanos, afirmou que o Executivo estadual será obrigado a aumentar o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) devido à Reforma Tributária em análise no Congresso Nacional. Segundo Pivetta, o projeto de lei será encaminhado à Assembleia Legislativa ainda este ano, visando a alteração da alíquota a partir de 2024.

Pivetta destacou que, durante o primeiro mandato dele e do governador Mauro Mendes, houve redução do ICMS em diversos setores. No entanto, o aumento do imposto se faz necessário para proteger os cofres do Estado no futuro, de acordo com o governador em exercício.

O aumento de tributos é uma pauta polêmica, mas Pivetta ressaltou que a Reforma Tributária impõe necessidades aos governos estaduais em todo o país. Ele mencionou que outros estados já procederam com o aumento e que é preciso proteger o interesse de Mato Grosso para o futuro, mesmo que isso não seja desejado pelo governo.

A movimentação dos governos estaduais para aumentar a alíquota do ICMS se deve a um trecho da Reforma Tributária aprovada no Senado. O texto estabelece que os recursos do IBS (Imposto sobre Bens e Serviço) serão encaminhados aos estados com base na receita média dos anos de 2024 a 2028.

Pivetta ressaltou que as decisões precisam ser implementadas agora para evitar perda de receita e ficar para trás no futuro. Antes de enviar o projeto de lei à Assembleia Legislativa, o Executivo realizará encontros com a sociedade civil e parlamentares para discussão do assunto.

Portanto, o possível aumento do ICMS em Mato Grosso é uma medida necessária para adequação à Reforma Tributária em análise no Congresso Nacional. O governo estadual busca proteger os cofres do Estado e garantir a receita futura, mesmo que o aumento de impostos seja uma pauta polêmica.

Faça um comentário // Expresse sua opinião...

Veja os últimos Comentários

Veja também

"Ex-garota de programa": Meta não removerá vídeos contra Michelle Bolsonaro

"Ex-garota de programa": Meta não removerá vídeos...

Justiça nega pedido de Michelle para apagar vídeo que a chama de garota de programa.(Imagem: Reprodução/Instagram)

...

Operações Lei Seca terminam com 12 motoristas presos por embriaguez em Cuiabá

Operações Lei Seca terminam com 12 motoristas pres...

GGI/SESP-MT

 

Doze motoristas foram presos por embriaguez ao volante na madrugada deste domingo (6.7), em duas ediç...

EMPREGO EM ALTA Confira as 10 cidades de MT que mais contrataram com carteira assinada

EMPREGO EM ALTA Confira as 10 cidades de MT que ma...

Na capital, a maior parte dos empregos foram gerados aos trabalhadores de serviços, vendedores de comércio em lojas e mercados - Foto...