### Frente Fria Chega a Mato Grosso com Queda de Temperatura, Mas Inverno Deve Ser Seco e Quente
Mato Grosso deve enfrentar uma queda acentuada de temperatura com a chegada de uma frente fria a partir de 1º de julho, conforme informações do Climatempo. Em Cuiabá, os termômetros devem registrar mínimas de 11°C e máximas de 19°C. As manhãs começarão a ficar mais frias já a partir de domingo, com temperaturas mínimas de 14°C.
Na terça-feira (2), o frio continuará com uma mínima prevista de 10°C e máxima de 28°C. No entanto, o friozinho será breve. A partir de quarta-feira (3), as temperaturas voltarão a subir, variando entre 17°C e 36°C.
Apesar deste breve período de frio, o prognóstico do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para o inverno em Mato Grosso aponta um cenário de seca, pouca chuva e muito calor. O período seco, que começou em maio, tem sido marcado por chuvas abaixo da média em grande parte da região Centro-Oeste.
A previsão para o inverno indica que a chuva continuará abaixo da média climatológica em toda a região, com uma tendência de diminuição da umidade relativa do ar nos próximos meses. Valores diários de umidade poderão ficar abaixo de 30%, com picos mínimos abaixo de 20%.
As temperaturas também tendem a ficar acima da média devido à permanência de massas de ar seco e quente, o que aumenta o risco de queimadas e incêndios florestais. Essa situação é particularmente preocupante no Pantanal, que abrange tanto Mato Grosso quanto Mato Grosso do Sul, onde já se observam focos de incêndio.
PRÓXIMA NOTÍCIA
Mudanças climáticas, restrições ao México e tarifaço contra o Brasil atingiram em cheio um dos sím...
Foto: WESLEY SANTIAGO SILVEIRA
As feiras livres de Cuiabá agora são oficialmente reconhecidas com...
No dia 2 de setembro será o primeiro dia de julgamento que pode condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete aliados pela trama golpi...
Faça um comentário // Expresse sua opinião...
Veja os últimos Comentários