Medidas que visam o racionamento da água terão prazo de 180 dias
O prefeito de Nossa Senhora do Livramento (40 km de Cuiabá), Silmar de Souza Gonçalves, decretou situação de emergência hídrica no município, devido à seca e a baixa nos níveis de água que abastecem a região.
O decreto, publicado no Jornal Oficial Eletrônico dos Municípios que circula nesta segunda-feira (12), restringe o uso de água para abastecimento e substituição de água de piscina, lavagem de fachadas, calçadas, pisos, muros e veículos com uso de mangueiras até que o abastecimento de água volte ao normal.
A justificativa é que famílias estão sendo diretamente afetadas pela falta de água, bem como os setores da agricultura e agropecuária, interferindo no princípio da dignidade e da pessoa humana e o direito fundamental à água.
As restrições não incluem os casos de manutenção das vias, praças e logradouros, bem como na irrigação de plantas e vias das quais visem a melhoria de condições da qualidade do ar.
De acordo com o decreto, será criado um comitê liderado pelo prefeito, com a participação de secretários municipais e coordenadorias para monitorar as ações de combate à crise hídrica.
“A Situação de Emergência, objeto deste Decreto, permitirá que o Poder Público Municipal possa realizar todas as ações necessárias e a tomada de medidas jurídico-administrativas, que possam reduzir os efeitos desta anomalia”, diz trecho do documento.
As medidas têm prazo de 180 dias ou até que a normalidade do abastecimento seja reestabelecida.
Fonte: reportermt.com
Foi confirmada a posse do novo conselheiro do Tribunal de Contas, agendada para amanhã, 23 de dezembro de 2025, às 1...
No Diário Oficial do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, publicado nesta segunda-feira, 22 de dezembro, foi formal...
Mato Grosso conta com 31,6 milhões de cabeças de gado, criados em 106 mil estabelecimentos rurais, de acordo com dados obtidos na cam...
Faça um comentário // Expresse sua opinião...
Veja os últimos Comentários