@crsf

Prefeito de Cuiabá enfrenta dificuldades para aprovar contas de governo

Prefeito de Cuiabá enfrenta dificuldades para aprovar contas de governo

 

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), está enfrentando dificuldades para obter os votos necessários para derrubar o parecer do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT) que reprova as contas de seu governo referentes a 2022. De acordo com o presidente da Câmara Municipal, vereador Chico 2000 (PL), alguns membros da base do prefeito confessaram que não irão se opor ao parecer do TCE.

Para que as contas sejam aprovadas, é necessário um quórum qualificado de dois terços, o que corresponde a 17 votos. No entanto, a base do prefeito na Câmara não possui esse número de vereadores, tornando a aprovação das contas impossível. Além disso, alguns vereadores já manifestaram ao presidente da Câmara que irão votar de acordo com o parecer do TCE.

Essa posição de Chico é contrária à de alguns vereadores que acreditam que Emanuel ainda pode reverter a situação antes da votação em plenário. O relatório do TCE foi recebido pela Câmara no ano passado, mas só foi lido em plenário recentemente, iniciando assim a tramitação. Os vereadores têm um prazo de 60 dias para analisar o documento e colocá-lo em votação, o que deve ocorrer na primeira semana de abril.

O parecer do TCE, emitido em dezembro, foi pela reprovação das contas de gestão do prefeito no exercício de 2022. O relator das contas, conselheiro Antonio Joaquim, apontou o aumento da dívida consolidada líquida do município, que está no valor de R$ 1,25 bilhão. Apesar de o Município ter cumprido os percentuais constitucionais relacionados à Educação, Saúde, repasses ao Poder Legislativo e gastos com pessoal, o relatório demonstrou uma situação financeira preocupante.

O resultado do parecer do TCE já era esperado pela oposição ao prefeito na Câmara, que já vinha alertando sobre a situação desde 2021.

 

Faça um comentário // Expresse sua opinião...

Veja os últimos Comentários

Veja também

Atlas da Violência aponta MT como o terceiro estado com maior número de apreensões de cocaína pelas forças estaduais em 2023

Atlas da Violência aponta MT como o terceiro estad...

Christiano Antonucci - Secom - M

 

Mato Grosso é o terceiro estado brasileiro com maior volume de cocaína e...

Senado ouve Virginia nesta terça sobre papel de influenciadores em apostas online

Senado ouve Virginia nesta terça sobre papel de in...

STF autorizou que Virginia fique em silêncio para não se autoincriminar -Reprodução/Instagram/@virginia

 ...

INSS notifica aposentados sobre descontos associativos a partir desta terça-feira

INSS notifica aposentados sobre descontos associat...

Os avisos serão disponibilizados por meio do aplicativo ou do site Meu INSS,

 

Nesta terça-feira (13), cerca...