@crsf

Procuradoria do Trabalho abre inquérito sobre Silvio Almeida e denúncias de assédio

Em outra frente, a PF vai enviar ao STF, investigação preliminar sobre as condutas atribuídas ao ex-ministro

Procuradoria do Trabalho abre inquérito sobre Silvio Almeida e denúncias de assédio

O Ministério Público do Trabalho também vai investigar o ex-ministro dos Direitos Humanos Silvio Almeida por suposto assédio. A Procuradoria em Brasília abriu um inquérito civil sobre o caso, e nele também devem ser ouvidas possíveis vítimas, assim como o próprio ex-ministro.

Em outra frente, a Polícia Federal vai enviar ainda nesta quarta, 11, ao Supremo Tribunal Federal, investigação preliminar sobre as condutas atribuídas ao ex-ministro. Após ouvir nesta terça-feira, 10, uma mulher que narra ter sido vítima do ex-ministro, os investigadores querem saber se o caso ficará sob alçada da Corte máxima ou se vai tramitar em primeiro grau, considerando a demissão do ministro.

A PF espera que o STF se manifeste previamente sobre o caso, indicando se tem competência ou não para conduzir uma eventual investigação sobre Almeida. A avaliação dos investigadores é que a jurisprudência sobre o foro adequado do caso ainda não é pacífica.

O caso é investigado também pela Comissão de Ética Pública da Presidência.

As diferentes frentes de apuração sobre a conduta de Almeida avançam menos de uma semana depois de sua demissão do governo Lula e das denúncias sobre suposto assédio sexual.

Na quinta, 5, a ONG Me Too Brasil confirmou em nota acusações a Almeida, feitas inclusive por ex-integrantes do Ministério que ele dirigiu desde o início do governo do petista. O caso foi inicialmente divulgado pelo portal Metrópoles.

Almeida nega as acusações. Ele diz ser alvo de denúncias sem provas e acionou a Justiça para que a ONG preste esclarecimentos sobre a denúncia. O ex-ministro afirmou ainda que pediu ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que o demitisse.

Na sexta-feira, 6, quando a demissão de Almeida foi anunciada, a candidata a vereadora na Câmara de São Paulo Isabel Rodrigues (PSB) compartilhou um vídeo nas redes sociais em que afirma ter sido vítima de assédio sexual do ex-ministro. O caso teria ocorrido à época em que ambos faziam parte do Conselho Pedagógico da Escola de Governo.

Fonte:leiaja.com.br

 

Faça um comentário // Expresse sua opinião...

Veja os últimos Comentários

Veja também

"Reforma Tributária traz desigualdade na distribuição dos recursos", afirma secretário

"Reforma Tributária traz desigualdade na distribui...

 

"A Reforma Tributária, da forma como está, traz desigualdade na distribuição dos recursos",...

Polícia Militar realiza a segunda maior promoção de praças e oficiais da história da instituição em Mato Grosso

Polícia Militar realiza a segunda maior promoção d...

A Polícia Militar de Mato Grosso realizou, na noite desta quarta-feira (23.4), a solenidade de promoção de graduaç&atil...

Bolsonaro apresenta “piora clínica” e pressão arterial elevada, diz boletim

Bolsonaro apresenta “piora clínica” e pressão arte...

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) apresentou piora clínica, com elevação da pressão aterial e piora de e...