Uma das bebidas mais consumidas do mundo, o café faz parte da rotina de grande parte da população mundial. O líquido não é prejudicial para a saúde — desde que na quantidade e no horário certos para aproveitar todos os benefícios da cafeína.
O Food And Drug Administration (FDA), agência de vigilância sanitária dos EUA, recomenda que não se ultrapasse o máximo de 400 miligramas de cafeína por dia, dose que representa cerca de quatro xícaras (240 ml) de café.
Em entrevista ao jornal inglês Daily Mail, a gastroenterologista Astrid Nehlig, do Instituto Nacional Francês de Saúde e Pesquisa Médica, conta que a cafeína começa a agir no organismo cinco minutos depois da bebida ser ingerida e atinge um pico de meia hora a duas horas depois, a depender do metabolismo.
A ingestão deve ser planejada ao longo do dia, já que grandes quantidades do estimulante podem levar a um aumento da frequência cardíaca, episódios de dor no estômago, insônia e ansiedade.
O ideal, segundo Astrid, é manter as doses em cerca de 100 a 150 miligramas de cafeína como máximo por vez. Isso corresponde a cerca de 200 ml de café coado e 50 ml do expresso.
Especialistas recomendam tomar a primeira xícara de café apenas uma hora e meia depois de acordar, idealmente após as 9h30 e antes das 11h.
O café é um estimulante do cortisol, o chamado hormônio do estresse. Ao acordar, temos altos níveis deste hormônio e ingerir a infusão pode dobrar a dose e afetar o organismo.
“Embora sejam úteis para acordar, os níveis elevados de cortisol estimulados pela bebida também podem ser prejudiciais. Ao tomar a infusão depois de despertar, você cria uma resposta desnecessária ao estresse no corpo”, explica a nutricionista americana Amanda Maucere em entrevista ao Daily Mail.
Em uma pesquisa de 2022 publicada na revista Nutritions, a equipe de Astrid indica que a bebida estimulante pode ser uma aliada da saúde.
“O café leva a uma secreção gástrica ácida, reduzindo o risco de cálculos biliares e estimulando a movimentação do intestino, além de diminuir o risco do carcinoma hepatocelular. Há, no entanto, associações com o refluxo e com as úlceras — por isso, o consumo deve ser feito com cuidado”, defende a gastroenterologista.
Por seus conhecidos efeitos para cortar o sono, o café também deve ter um horário para deixar de ser ingerido. Idealmente, a última xícara deve ser tomada seis horas antes de dormir para que os estimulantes não continuem no organismo na hora do descanso.
fonte
metropole.com.br
NOTÍCIA ANTERIOR
PRÓXIMA NOTÍCIA
Na véspera da estreia do Brasil na Copa do Mundo de 2026, o
Sem piedade. Foi assim que os Estados Unidos se comportaram na vitória diante do Paraguai, nesta sexta-feira (12/6), em duelo no SoFi S...
Copa do Mundo: Balogun faz dois e EUA goleia Parag...
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) participará, na próxima quarta-feira (10), de audiência de conciliaç&atil...
Faça um comentário // Expresse sua opinião...
Veja os últimos Comentários