@crsf

Dante de Oliveira, 71 anos de um legado histórico

LEONARDO DE OLIVEIRA

Dante de Oliveira, 71 anos de um legado histórico

Grande personalidade da política mato-grossense e nacional, o meu tio, o ex-governador Dante Martins de Oliveira, completaria 71 anos nesta segunda-feira, 06 de fevereiro. Filho dos meus avós, Sebastião de Oliveira e Maria Benedita Martins de Oliveira, graduou-se em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. 

 

Querido por todos e profundo conhecedor das dificuldades e necessidades do povo, Dante vivia nos bairros com seu temperamento alegre e extrovertido. Não havia ninguém que não o admirasse. 

 

Marido e companheiro de luta política da ex-deputada federal e prefeita de Chapada dos Guimarães, Thelma de Oliveira, Dante nos deixou, em 2006, após sofrer uma infecção generalizada. Foi prefeito de Cuiabá por dois mandatos, deputado federal, deputado estadual, e ministro da Reforma e do Desenvolvimento Agrário do Brasil, no governo do presidente José Sarney.

 

Com enorme e importante legado na vida pública, ficou nacionalmente conhecido pela autoria de uma emenda constitucional que levou seu nome, propondo o restabelecimento das eleições diretas para presidente da República, num movimento que resultou na campanha das "Diretas Já".

 

Em 2024, completa-se 40 anos das "Diretas Já". Como sobrinho e admirador de seu trabalho, estarei à frente da presidência do Instituto Dante de Oliveira, ao lado de Thelma, que é nossa presidente de honra. Entre os objetivos, a organização buscará o resgate e a preservação do acervo de Dante.

 

Vamos reunir uma gama incrível de matérias, filmes, vídeos, fotos, e um vasto material que poderá ser visto pelo público em diversos formatos, como: exposições, documentários, também a ser exibido nas escolas. Tudo isso para que a população, que já conhece o Dante, possa rememorar esse grande legado, e também para que as futuras gerações saibam quem foi esse grande homem. 

 

Todo o trabalho será feito não só pelo resgate da história, mas, acima de tudo, pela continuidade daquele que elevou o nome do Estado de Mato Grosso exponencialmente e foi um dos protagonistas da redemocratização do país. Aliás, é impossível falar em democracia sem que haja a menção da Emenda que levou o seu nome, mas, sobretudo, a paixão e o comprometimento que ele sempre teve com a vida humana.

 

Leonardo de Oliveira é sobrinho do ex-governador Dante Martins de Oliveira e ex-vereador de Cuiabá

Faça um comentário // Expresse sua opinião...

Veja os últimos Comentários

Veja também

Real Time Big Data: Tarcísio lidera cenários para reeleição em SP

Real Time Big Data: Tarcísio lidera cenários para...

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), lidera os cenários em que aparece nu...

Reunião entre Lula e Trump foi “positiva”, diz Haddad

Reunião entre Lula e Trump foi “positiva”, diz Had...

A reunião entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente dos Estados Unidos, Don...

Caiado e Ciro Nogueira trocam farpas sobre candidato da direita à Presidência

Caiado e Ciro Nogueira trocam farpas sobre candida...

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), trocou farpas com o senador Ciro Nogueira (PP-PI) neste domingo, 5, nas redes s...