@crsf

Empresas terão que cuidar da saúde mental de seus funcionários

Empresas terão que cuidar da saúde mental de seus funcionários

Conforme a atualização da Norma Regulamentadora nº1 (NR-1), as empresas brasileiras passam a ser obrigadas a cuidar da saúde mental de seus funcionários.
Essa mudança feio após o aumento de 68% das licenças concedidas foram, na maioria, por Transtorno de Ansiedade (141.414), seguidos por Transtorno Depressivo (113.614), Depressão Recorrente (52.627), Transtorno Bipolar (51314) e demais Transtornos mentais.

Segundo Ministério da Previdência Social , só em 2024 foram 3,5 milhões de pedidos de licença  motivados por várias doenças, sendo que desse total , quase meio milhão foi por Transtornos Mentais.

A modificação da norma do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) vai exigir avaliação constante para apurar os chamados riscos psicossociais na gestão de segurança e saúde do trabalho.

De acordo com MTE, setores com alta incidência de adoecimento mental, como teleatendimento, bancos e estabelecimentos de saúde, serão prioridade na fiscalização.  

A medida, que era para entrar em vigor a partir de maio, foi adiada e deverá entrar em vigor no início de 2026.

O MTE quer entender de que forma a NR-1 será aplicada, visto que traz a inclusão dos riscos psicossociais, mas não especificou quais são esses riscos, nem como será feita a investigação sobre eles.

Uma empresa que se preocupa com a saúde mental do seu colaborador se torna mais atrativa para as pessoas, pois hoje em dia muitos trabalhadores renunciam a um bom salário para trabalhar em um ambiente saudável.

Dra. Olicélia Poncioni é médica psiquiatra (CRM 2845 RQE 2862) – Formada pela UFMT em  1994- 30 anos de experiência na rede pública e privada em Cuiabá

 

Faça um comentário // Expresse sua opinião...

Veja os últimos Comentários

Veja também

Vigia Mais MT auxilia na prisão de 158 procurados da Justiça em Mato Grosso

Vigia Mais MT auxilia na prisão de 158 procurados...

programa de vídeomonitoramento Vigia Mais MT, criado pelo Governo de Mato Grosso, auxiliou as forças de segurança na pris&atil...

PECUÁRIA Mato Grosso fecha 2025 com 31,6 milhões de bovinos, aponta Indea

PECUÁRIA Mato Grosso fecha 2025 com 31,6 milhões d...

Mato Grosso conta com 31,6 milhões de cabeças de gado, criados em 106 mil estabelecimentos rurais, de acordo com dados obtidos na cam...

Vice-governador Otaviano Pivetta assume comando do Estado

Vice-governador Otaviano Pivetta assume comando do...

O vice-governador Otaviano Pivetta assumiu temporariamente, neste domingo (21.12), o comando do Governo de Mato Grosso. A nomeação de...