@crsf

Quando o agro deve se comunicar?

ANA SAMPAIO

Quando o agro deve se comunicar?

O agro e a comunicação estão sempre juntos. Informação de qualidade, bem ditas ou escritas e direcionadas corretamente são essenciais para que o consumidor conheça o produto que está à sua mesa. A informação clara e precisa é importante para esclarecer dúvidas da sociedade, pontuar fatos e especialmente: desmistificar temas importantes e combater as fake news sofridas pelo setor.

 

Tudo isso parece e deve ser muito óbvio para muita gente, mas fica a questão, quando o agro deve se comunicar? Eu respondo que é agora, hoje, em todos os meios e constantemente! Investimento em assessoria de imprensa, marketing, publicidade não é pra defender o setor e sim combater a desinformação com informação. Comunicar é também a arte de dizer a sua verdade para o próximo e não apenas responder os questionamentos e dúvidas que ele gera sobre você.

 

É muito comum no agro que os investimentos em comunicação sejam para ‘apagar fogo’. É na hora da crise que se pensa em ‘mostrar a realidade’. E porque não expor a realidade sem egos, com clareza e esclarecimento para toda a sociedade? E porque não falar abertamente sobre a qualidade dos alimentos produzidos nas nossas cidades, sobre a importância do setor para a dona de casa e até mesmo abrir o diálogo para questões consideradas mais tensas, como aplicação de defensivos na lavoura?

 

A assessoria de comunicação não serve apenas para defender o setor. É papel do assessor de imprensa identificar o que é de interesse comum, o que é preciso falar abertamente e apontar as necessidades de melhorias na comunicação interna e externa de companhias, entidades, profissionais e de um setor.

 

Finalizo dizendo que o setor precisa se unir, abrir maior diálogo com a mídia e mostrar toda a cadeia produtiva. Falar da importância da produção de soja e milho para a pecuária, por exemplo, é falar diretamente com os telespectadores de jornais da hora do almoço. É com simplicidade e clareza que ela vai entender que a carne moída da almôndega precisa da lavoura de grãos. É a união que se faz uma boa comunicação institucional.

 

O agro e a comunicação são aliados. Tenho falado muito sobre isso e pontuado algumas dicas no meu perfil no Instagram. Acompanhe semanalmente em @eladoagromt.

 

Ana Sampaio é jornalista do agro e diretora de assessoria de comunicação da Crop AgroComunicação, única agência exclusivamente agro em Mato Grosso.

Faça um comentário // Expresse sua opinião...

Veja os últimos Comentários

Veja também

"Ex-garota de programa": Meta não removerá vídeos contra Michelle Bolsonaro

"Ex-garota de programa": Meta não removerá vídeos...

Justiça nega pedido de Michelle para apagar vídeo que a chama de garota de programa.(Imagem: Reprodução/Instagram)

...

Operações Lei Seca terminam com 12 motoristas presos por embriaguez em Cuiabá

Operações Lei Seca terminam com 12 motoristas pres...

GGI/SESP-MT

 

Doze motoristas foram presos por embriaguez ao volante na madrugada deste domingo (6.7), em duas ediç...

EMPREGO EM ALTA Confira as 10 cidades de MT que mais contrataram com carteira assinada

EMPREGO EM ALTA Confira as 10 cidades de MT que ma...

Na capital, a maior parte dos empregos foram gerados aos trabalhadores de serviços, vendedores de comércio em lojas e mercados - Foto...