@crsf

Seu negócio cabe em um clube de vantagem?

ALUISIO DINIZ CIRINO

Seu negócio cabe em um clube de vantagem?

É possível que a mercearia do Seu José ofereça aos seus clientes um clube que premie e incentive seus consumidores em troca de vantagens? Embora seja comum ver empresas grandes ofertarem desconto, cashback e prêmios através do programa, encontrar pequenos empreendedores no segmento não é tão comum.

 

Afirmo: não há tamanho de “negócios” que impossibilite a criação de um programa como esse. Qualquer negócio que pretenda fidelizar clientes e conquistar novos, a partir de diferenciais de mercado e de uma relação duradoura com a base, já pode oferecer clube de vantagens.

 

Lembro, contudo, que é muito importante estar atento a alguns detalhes e, por isso, é fundamental contar com a ajuda de equipes que tenham expertise na hora de montar toda a operação.

 

Apostar em programas de lealdade vale muito! Estimativas mostram que um pequeno negócio consegue elevar sua lucratividade aumentando sua base de clientes fixos em cerca de 40%. A Movimento Mais Brasil, associação civil que oferece aos seus associados beneficiários efetivos a proteção veicular a partir da cooperação mútua, faz parte deste percentual. Com a inclusão de parceiros próprios, a marca começou a oferecer aos beneficiários ativos vantagens próximas e que, muitas vezes, já faziam parte do dia a dia deles, facilitando ainda mais o estreitamento dos relacionamentos.

 

Para chegar lá

Ter um clube de vantagens efetivo não é complicado, mas algumas dicas podem deixar o processo ainda mais assertivo.

1- O primeiro passo é entender o público-alvo e quais tipos de vantagens são mais atraentes. Por exemplo, se para determinado comércio é melhor oferecer cashback (devolver uma quantidade do valor pago em um produto), para outro a melhor opção é oferecer a troca de pontos por produtos no local, ou até mesmo usar esses pontos em outros marketplaces de maior tamanho, como Magalu, Americanas, Amazon, Apple, entre outros. A variedade é grande, mas entender o perfil do consumidor é importantíssimo para o sucesso.

2- Outro ponto fundamental é tornar o acesso e a checagem de pontos e trocas fácil e simples. Hoje, existem empresas como a Lecupon, que disponibiliza aplicativos que permitem a criação de seu clube de lealdade de forma rápida e prática, e ainda customizada.

3- A divulgação também é parte estratégica do sucesso. A divulgação do benefício por meio de um pacote mensal (com artes para redes sociais), que permite ao cliente escolher quais divulgações que mais têm a ver com o mercado em que ele atua, a inserção na régua de e-mail marketing e a customização de banners que estarão destacados dentro do APP são grandes diferenciais. Tudo traz a sensação de personalização que impacta, diretamente, na estratégia de atingir o público-alvo.

 

Aluisio Diniz Cirino é CEO e fundador da Lecupon

Faça um comentário // Expresse sua opinião...

Veja os últimos Comentários

Veja também

Operações Lei Seca terminam com 12 motoristas presos por embriaguez em Cuiabá

Operações Lei Seca terminam com 12 motoristas pres...

GGI/SESP-MT

 

Doze motoristas foram presos por embriaguez ao volante na madrugada deste domingo (6.7), em duas ediç...

EMPREGO EM ALTA Confira as 10 cidades de MT que mais contrataram com carteira assinada

EMPREGO EM ALTA Confira as 10 cidades de MT que ma...

Na capital, a maior parte dos empregos foram gerados aos trabalhadores de serviços, vendedores de comércio em lojas e mercados - Foto...

Nova tarifa social de energia elétrica passa a valer neste sábado

Nova tarifa social de energia elétrica passa a val...

Fernando Frazão/Agência Brasil

 

Começa a valer a partir deste sábado (5) a nova Tarifa So...