@crsf

12 câmeras do Vigia Mais MT são instaladas em comunidade rural em Nova Mutum

O sistema de monitoramento estadual vai beneficiar mais de 1,5 mil moradores da região

12 câmeras do Vigia Mais MT são instaladas em comunidade rural em Nova Mutum

Parceria entre Secretaria de Segurança Pública (Sesp) e proprietários rurais tornou o Pontal do Marape, em Nova Mutum (298 km de Cuiabá), o primeiro assentamento 100% monitorado de Mato Grosso, com o programa Vigia Mais MT, beneficiando mais de 1,5 mil moradores.

Foram disponibilizadas pela Sesp aos moradores 12 câmeras, sendo 11 fixas com imagem em alta resolução e gravação noturna, além de uma Speed Dome que possui zoom de até 2,5km, rotação de 360 graus, além de infravermelho para gravação noturna.

O secretário adjunto de Integração Operacional (Saiop), coronel PM Fernando Augustinho, destacou a importância da iniciativa da sociedade em expandir o alcance das câmeras de monitoramento do programa Vigia Mais MT e poder levar mais segurança em todo canto de Mato Grosso.

“O Vigia Mais MT é um programa criado justamente para que o Estado e a população unam forças contra a criminalidade, o Governo cede as câmeras e espaço na nuvem para armazenamento das imagens e a população, iniciativa privada ou instituições entram com o serviço de instalação e manutenção, fortalecendo a segurança e combatendo a criminalidade junto com o Estado”, reforçou.

A instalação das câmeras foi possível a partir da iniciativa da população e da Federação do Conselhos de Segurança (Feconseg-MT) com apoio do Conselho Comunitário de Segurança Pública de Barra do Garças e da Coordenadoria de Polícia Comunitária, da Secretaria de Segurança Pública.

Até o momento, 95 associações e sindicatos já aderiram ao programa Vigia Mais MT, juntamente com 129 municípios, cinco secretárias e uma autarquia. Já foram distribuídas quase 20 mil câmeras e 18,6 mil estão em operação. 

 

 

 

 

 

 

Willian Silva | Sesp-MT

Faça um comentário // Expresse sua opinião...

Veja os últimos Comentários

Veja também

História, memória e reparação: nos 190 anos, a ALMT se consolida como espaço de busca por igualdade racial

História, memória e reparação: nos 190 anos, a ALM...

Revisitar a história para que, pela memória, ela possa ser construída e reconstruída. Esse é um dos principais o...

Uberização: STF adia para 2026 julgamento sobre vínculo de motoristas de app

Uberização: STF adia para 2026 julgamento sobre ví...

O presidente do STF, Edson Fachin, excluiu o tema da pauta e decidiu que o julgamento que vai definir se a relação entre motoristas d...