De janeiro a novembro de 2025, as equipes aéreas da Sesp estiveram presentes em 191 operações policiais de combate à criminalidade
Como parte do programa Tolerância Zero às Facções Criminosas, o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) aumentou em 46% o número de operações em apoio às forças de segurança, entre janeiro e novembro deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado.
De janeiro a novembro de 2025, as equipes do Ciopaer estiveram presentes em 191 operações de combate à criminalidade, enquanto, no mesmo período do ano anterior, participaram de 131.
O crescimento na participação operacional do Ciopaer também possibilitou, por exemplo, um salto de 413% na quantidade de entorpecentes apreendidos, subindo de 1,4 para 7,2 toneladas.
O número de armas apreendidas também subiu, de 18 para 42 unidades, o que representa 133% a mais em relação ao ano anterior.
As buscas aéreas para a recuperação de veículos roubados e furtados são outra prova da intensificação do trabalho e da eficiência da unidade aérea da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp). Foram 126 veículos localizados com o auxílio de buscas aéreas, entre janeiro e novembro deste ano, contra 54 do mesmo período de 2024. Isso representa um crescimento de 133% na localização de motocicletas, veículos utilitários, carros de passeio e outros modelos.
O comandante do Ciopaer, tenente-coronel PM Thiago Braz, afirmou que essa produtividade é resultado da intensificação do combate à criminalidade implementado pelo governo em todas as unidades das forças de segurança de Mato Grosso.
“Esses resultados estão diretamente ligados ao enfrentamento às facções e ao fortalecimento da integração entre as forças de segurança, o que permitiu intervenções mais ágeis e precisas, assim como a ampliação do número de operações e ocorrências atendidas”, analisou.
Além das ações do programa Tolerância Zero, Thiago Braz atribui o aumento de operações ao programa Vigia Mais MT, o programa de videomonitoramento em segurança, que está presente em 129 municípios mato-grossenses.
“O uso de tecnologias, como câmeras inteligentes e leitura automática de placas, tem aprimorado o monitoramento e direcionado às atividades de forma mais eficiente, permitindo um tempo de resposta muito mais rápido à sociedade”, destacou.
Willian Silva e Alecy Alves | Sesp-MT
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) realizou, nesta terça-feira (9), a segunda audiência pública sobre o Projeto de...
O líder do PL, Sóstenes Cavalcante (RJ), afirmou nesta terça-feira (9) que o ex-presidente Jair Bolsonar...
O Governo Federal lançou, nesta terça-feira (9), o novo modelo para obtenção da Carteira Nacional de Habil...
Faça um comentário // Expresse sua opinião...
Veja os últimos Comentários