@crsf

Deputados aprovam projeto de lei de Nininho que autoriza repasse direto de recursos a hospitais filantrópicos

MENOS BUROCRACIA, MAIS AGILIDADE

Deputados aprovam projeto de lei de Nininho que autoriza repasse direto de recursos a hospitais filantrópicos

Redação RBMT

 

Foi aprovado em segunda votação na sessão ordinária desta quarta-feira (01.03) da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) o projeto de lei de autoria do deputado estadual Ondanir Bortolini – Nininho (PSD) que autoriza o Governo do Estado a efetuar o repasse direto de recursos aos hospitais filantrópicos de Mato Grosso. O texto segue para sanção do governador Mauro Mendes. Vários parlamentares defendem a matéria e assinaram como coautores.

 

Atualmente, o repasse do dinheiro pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) às entidades é feito através dos fundos municipais de saúde. “Pela norma atual, o Governo do Estado repassa aos municípios que, por sua vez, fazem a transferência às entidades após a prestação de contas. Tenho acompanhado em Rondonópolis e na Capital que as prefeituras, não por maldade, têm deficiência de pessoal para analisar essas prestações de contas e atrasam 30, 60, 90 dias esses repasses aos filantrópicos, que precisam desses recursos e das doações para manter-se. Então, esse projeto diminui a burocracia”, explica Nininho.

 

A lei de Nininho também autoriza o Estado a contratualizar as cirurgias eletivas diretamente com os hospitais filantrópicos. “É uma medida onde o Estado vai poder negociar diretamente com as filantrópicas. Isso vai agilizar a realização das cirurgias eletivas represadas, principalmente devido à pandemia, que é uma luta do secretário de Estado de Saúde Gilberto Figueiredo. Com menos burocracia, haverá maior agilidade aos procedimentos”, pontua o deputado.

 

GRANDE VITÓRIA

Enaltecido por todos os deputados estaduais, o projeto de lei de Nininho está recebendo grande atenção por parte da imprensa de Mato Grosso e de representantes das entidades filantrópicas de Mato Grosso. “Esse projeto do Nininho é uma grande vitória. Será excelente para todo o Estado. Vai dar vazão às cirurgias eletivas, à demanda reprimida em Mato Grosso. Essa lei do deputado Nininho vai agilizar esse trâmite e repassar os diretamente os recursos, fechando contrato direto com todos os hospitais filantrópicos”, pontua Bianca Talita Franco, presidente da Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos de Mato Grosso (Fehosmt) e administradora da Santa Casa de Rondonópolis.

 

Fonte: Sérgio Ober | Assessoria de Imprensa

Faça um comentário // Expresse sua opinião...

Veja os últimos Comentários

Veja também

Se Congresso quiser, que derrube meu veto, diz Lula sobre PL da Dosimetria

Se Congresso quiser, que derrube meu veto, diz Lul...

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)  • Marcelo Camargo/Agência Brasil

 

O presidente

Governo de MT divulga feriados e pontos facultativos de 2026

Governo de MT divulga feriados e pontos facultativ...

Crédito - Michel Alvim - Secom-MT

 

O Governo de Mato Grosso publicou no Diário Oficia...

PF prende desembargador por suposto vazamento de informações ao Comando Vermelho

PF prende desembargador por suposto vazamento de i...

A PF deflagrou, nesta terça-feira, 16, no Rio de Janeiro/RJ, a Operação Unha e Carne 2 e prendeu o desembargador Macári...