Retomada da obra, paralisada desde 2011, avança com novos investimentos Estaduais e Federais .
Após quase 20 anos de paralisação e entraves jurídicos, as obras do Rodoanel de Cuiabá e Várzea Grande foram finalmente retomadas. Com a iniciativa do Governo do Estado de Mato Grosso em aportar recursos financeiros, a conclusão do trecho de 21,5 quilômetros, parte da BR-163/364, está em andamento. A estimativa é que ao término, o Estado tenha investido 60% do valor total da obra.
Desde o início das obras em 2006, que começaram em uma parceria entre a prefeitura de Cuiabá e o Governo Federal, até 2009 foram construídos nove quilômetros da rodovia, em pista simples, entre a Estrada de Chapada e a Avenida Antártica. No entanto, em 2011, as obras foram paralisadas devido a denúncias de irregularidades. Diversos convênios e licitações foram bloqueados ou cancelados ao longo dos anos seguintes, até que em 2019, a atual gestão da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) conseguiu destravar a obra.
"O reinício do Rodoanel foi um esforço significativo do governador Mauro Mendes e da equipe técnica da Sinfra. Foram muitas reuniões em Brasília e respostas a questionamentos, para que finalmente as obras do Rodoanel começassem", afirmou o secretário de Infraestrutura e Logística, Marcelo de Oliveira.
Em 2021, após solucionar uma série de entraves jurídicos, o Governo do Estado lançou um novo edital de licitação, que foi finalmente realizado em fevereiro daquele ano. O resultado foi homologado em março, com um desconto de 13,8% em relação ao valor original de orçamento, e a ordem de serviço foi assinada em julho.
O trecho atual da obra, orçado em R$ 206 milhões, inclui a construção de pistas duplas em pavimento de concreto e diversas estruturas como pontes e viadutos. Especificamente, estão sendo construídos um viaduto no entroncamento com a BR-163/364 em Várzea Grande, duas novas pontes sobre o Rio Cuiabá, uma trincheira na Avenida Antártica/MT-400, além de viadutos na MT-010 (Estrada da Guia) e na MT-251 (Estrada de Chapada).
Atualmente, a construção do viaduto da Estrada da Guia está avançada, com os pilares e travessas executados. As obras da ponte sobre o Rio Cuiabá estão na fase de lançamento das vigas. Simultaneamente, os trabalhos de perfuração para concretagem dos pilares da trincheira da MT-400 e do viaduto da MT-251 estão em andamento.
Além disso, estão sendo realizadas obras de terraplanagem em toda a extensão do Rodoanel, incluindo drenagem profunda e implantação de bueiros celulares e aduelas de concreto. As novas pistas serão construídas em concreto, e a pista antiga será restaurada com o mesmo tipo de pavimento.
Ainda está prevista a construção de um trecho adicional do Rodoanel, que ligará a MT-251 até a BR-070/163/364 em Cuiabá, passando pelo Distrito Industrial. Este novo trecho incluirá pontes sobre os rios Coxipó e Aricá, além de mais um viaduto no encontro com a BR, totalizando 52 quilômetros de extensão para o Rodoanel de Cuiabá e Várzea Grande.
O governo estadual é responsável por 40% do orçamento contratual para a obra física, com a União arcando com os restantes 60%. No entanto, cabe ao Governo do Estado custear as desapropriações e reajustes, o que pode elevar seu investimento para 60% do valor total do Rodoanel.
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