Águas engarrafadas de marcas famosas podem perder o direito de se intitular como “água mineral natural”. A discussão aconteceu depois de polêmica que revelou que ao menos um terço da água mineral vendida na França era tratada ilegalmente, ou seja, fazendo uso de luz ultravioleta, filtros de carvão ou microtelas ultrafinas, empregadas para eliminar bactérias.
Isso não seria um problema, afinal, a água tratada é segura para o consumo. No entanto, para a legislação da União Europeia, a “água mineral natural” deveria ser inalterada, desde a fonte subterrânea até a garrafa. Esse produto é vendido a preços altos em todo mundo, com marcas como Evian, Vichy e Perrier, que usam embalagens caras e o visual riachos e pureza para vender.
Essa magia engarrafada foi quebrada quando algumas empresas bilionárias admitiram que filtram a água, o que, nas entrelinhas, também revela um problema de qualidade. Essa preocupação com a contaminação foi colocada na conta das mudanças climáticas, depois do enfartamento de uma sucessão de secas durante cinco anos.
A investigação envolvendo a Perrier foi revelada pelo jornal Le Monde em janeiro de 2024, quando acusaram executivos da empresa e ministros do governo francês de encobrir relatos de contaminação, para garantir que a Nestlé – dona da Perrier – continuasse usando a microfiltragem. Um inquérito no Senado francês acusou o governo de “estratégia deliberada” de “dissimulação” e a decisão sobre o caso deve ser divulgada nos próximos meses.
Por isso, o governo da França pediu à Comissão Europeia que determine um nível de microfiltragem limite para que a água continue sendo considerada “mineral natural”. Ao mesmo tempo, a própria Nestlé, apesar de dizer que a regulamentação da União Europeia não proíbe especificamente a microfiltragem, apontou que um relatório oficial dos hidrólogos sobre a fábrica no sul da França recomendou a não utilização do termo “água mineral natural” para a marca.
Isso significa que, pela primeira vez em 160 anos, a Perrier pode não ser mais rotulada assim. Desde o ano passado, a empresa tem focado em bebidas energéticas chamadas de Maison Perrier. Com o escândalo, a empresa suspendeu a microfiltragem ultrafina e solicitou o título de “água mineral natural” para dois dos cinco poços utilizados para produção da água mineral Perrier, de acordo com a BBC Brasil.
Como é produzida água mineral natural
Água mineral natural é aquela proveniente de fontes subterrâneas que emergem espontaneamente ou são extraídas por meio de captação controlada. Diferente da água potável comum, ela tem composição química definida e estável, com a presença de sais minerais, oligoelementos e, em alguns casos, gases naturais, adquiridos durante seu percurso pelas rochas e solos. No Brasil, a classificação e fiscalização são feitas pela Agência Nacional de Mineração (ANM), que estabelece parâmetros de qualidade, composição e pureza.
Além da origem e da composição, outro ponto importante é que a água mineral natural deve chegar ao consumidor com as mesmas características com que foi captada na fonte, sem sofrer adições químicas ou alterações artificiais em sua estrutura. O tratamento permitido é apenas o necessário para garantir a potabilidade, como a retirada de partículas em suspensão ou ferro em excesso, sem afetar os minerais originais. Esse tipo de água é valorizado não apenas pelo sabor e pelo potencial benefício à saúde, dependendo do tipo e da quantidade de minerais presentes.
Fonte jornal opcao
O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) descartou oficialmente sua candidatura à Presidência da República em 202...
Águas engarrafadas de marcas famosas podem perder o direito de se intitular como “água mineral natural”....
Carlo Ancelotti divulgará na próxima segunda-feira sua segunda lista de convocados na seleção brasileira, para as parti...
Faça um comentário // Expresse sua opinião...
Veja os últimos Comentários