@crsf

Lúdio Cabral convoca secretária de Saúde pra explicar quarteirização de enfermagem e falta de concurso

Saúde em pauta

Lúdio Cabral convoca secretária de Saúde pra explicar quarteirização de enfermagem e falta de concurso

Da redação com assessoria 

 

O deputado estadual Lúdio Cabral (PT) convocou a secretária de Estado de Saúde, Kelluby de Oliveira Silva, para prestar esclarecimentos sobre a quarteirização dos profissionais de enfermagem do Estado de Mato Grosso e o descumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) 01/2019/MPMT, que obrigava o governo estadual a realizar concurso para a Saúde até maio de 2021. A convocação deve ser na terça-feira (29), a partir das 9h, na sala de comissões na Assembleia Legislativa. 

“O Estado de Mato Grosso está há mais de 20 anos sem realizar concurso público na Saúde. O último concurso realizado foi o que eu passei. Em 2019, o governo firmou um TAC com o Ministério Público para realizar concurso até 2021. Mas nada foi feito. E continua sem previsão na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). No início da campanha eleitoral, o governador criou mais uma vez uma comissão de estudo para realizar concurso na Saúde. De comissão em comissão, já faz quatro anos que o governo não toma iniciativa nenhuma para resolver o déficit crônico de profissionais de saúde do Estado”, disse Lúdio, que é médico sanitarista e servidor da SES. 

Também foram convidados a participar da sabatina o promotor titular da Promotoria do Patrimônio Público, Mauro Zaque, a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos da Saúde de Mato Grosso (Sisma), Carmen Machado, e a presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (Coren), Lígia Cristiane Arfeli.

“Agora o governador quer realizar pregão para contratar empresas para quarteirizar técnicos de enfermagem e enfermeiros. Para piorar, a contratação prevista pelo governo é por plantões por meio de empresa terceirizada, ou seja, além de não realizar concurso, o governo não vai estabelecer nem mesmo vínculo precário de contratação com os profissionais, e vai pagar abaixo do piso nacional da enfermagem. Isso é absurdo”, denunciou Lúdio.

A subcontratação dos profissionais de enfermagem está sendo feita por meio do pregão eletrônico de registro de preços nº 72/2022/SES/MT, lançado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) em outubro, para atender as unidades de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) sob gestão do governo de Mato Grosso e os hospitais regionais. Diante das irregularidades encontradas, o Sisma impugnou o edital de licitação, que depois foi suspenso pela SES no dia 21 de novembro. Porém, o pregão não foi cancelado, e há o risco de ser retomado pelo governo a qualquer momento.

Com informações  da assessoria de imprensa do deputado 

Faça um comentário // Expresse sua opinião...

Veja os últimos Comentários

Veja também

Se Congresso quiser, que derrube meu veto, diz Lula sobre PL da Dosimetria

Se Congresso quiser, que derrube meu veto, diz Lul...

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)  • Marcelo Camargo/Agência Brasil

 

O presidente

Governo de MT divulga feriados e pontos facultativos de 2026

Governo de MT divulga feriados e pontos facultativ...

Crédito - Michel Alvim - Secom-MT

 

O Governo de Mato Grosso publicou no Diário Oficia...

PF prende desembargador por suposto vazamento de informações ao Comando Vermelho

PF prende desembargador por suposto vazamento de i...

A PF deflagrou, nesta terça-feira, 16, no Rio de Janeiro/RJ, a Operação Unha e Carne 2 e prendeu o desembargador Macári...