@crsf

Prefeitura de Cuiabá enfrenta crise financeira e busca retomar credibilidade junto ao Governo Federal

Prefeitura de Cuiabá enfrenta crise financeira e busca retomar credibilidade junto ao Governo Federal

 

Cuiabá - Em meio à grave crise financeira herdada da gestão do ex-prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), a Prefeitura de Cuiabá está empenhada em recuperar a capacidade de firmar convênios com o Governo Federal e Estadual. Segundo o secretário municipal de Fazenda e Gestão, Marcelo Bussiki, a administração anterior deixou de pagar parcelamentos de dívidas, o que resultou na perda das certidões negativas indispensáveis para captar recursos para obras e investimentos na capital mato-grossense.

“Hoje, a Prefeitura não tem certidão para receber recursos de convênio, já que a gestão anterior não honrou determinados compromissos com o Governo Federal. Isso prejudicou significativamente a cidade”, afirmou Bussiki.

Para reverter o quadro, o prefeito Abílio Brunini (PL) decretou calamidade financeira no último dia 3 de janeiro, medida que visa equilibrar as contas e reestabelecer a credibilidade do município. Entre as ações imediatas, está a meta de cortar 40% das despesas municipais, sem aumentar impostos, como forma de reduzir o déficit que, segundo projeções, ultrapassa R$ 40 milhões mensais.

“A determinação do prefeito é clara: precisamos cortar custos e acelerar a regularização da situação financeira da Prefeitura. Já estamos analisando contratos e identificamos casos de aluguéis e serviços de T.I. redundantes dentro de uma mesma secretaria. Essa revisão será ampliada para todos os contratos no prazo de 180 dias”, disse Bussiki.

Déficit e desafios para 2025

Com o cenário deficitário das contas públicas, a administração de Abílio enfrenta o desafio de honrar compromissos financeiros sem comprometer os serviços essenciais à população. De acordo com Bussiki, a recuperação das certidões negativas é essencial para acessar recursos de convênios e destravar investimentos que beneficiem Cuiabá.

A equipe econômica também estuda alternativas para ampliar a eficiência da máquina pública, garantindo que os ajustes não penalizem ainda mais a população, já afetada pela crise econômica nacional. “O esforço é para equilibrar as contas de forma sustentável e evitar que o cidadão cuiabano sofra ainda mais os impactos dessa situação”, pontuou o secretário.

Faça um comentário // Expresse sua opinião...

Veja os últimos Comentários

Veja também

Se Congresso quiser, que derrube meu veto, diz Lula sobre PL da Dosimetria

Se Congresso quiser, que derrube meu veto, diz Lul...

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)  • Marcelo Camargo/Agência Brasil

 

O presidente

Governo de MT divulga feriados e pontos facultativos de 2026

Governo de MT divulga feriados e pontos facultativ...

Crédito - Michel Alvim - Secom-MT

 

O Governo de Mato Grosso publicou no Diário Oficia...

PF prende desembargador por suposto vazamento de informações ao Comando Vermelho

PF prende desembargador por suposto vazamento de i...

A PF deflagrou, nesta terça-feira, 16, no Rio de Janeiro/RJ, a Operação Unha e Carne 2 e prendeu o desembargador Macári...