@crsf

Secretária de Saúde de Cuiabá aponta excesso de servidores e anuncia redimensionamento para melhorar atendimentos

Secretária de Saúde de Cuiabá aponta excesso de servidores e anuncia redimensionamento para melhorar atendimentos

 

A secretária municipal de Saúde de Cuiabá, Lúcia Helena Barboza Sampaio, declarou que há um excesso de servidores em algumas unidades de saúde da capital e anunciou que a pasta passará por um redimensionamento. O objetivo é aumentar a eficiência no atendimento à população e reduzir a sobrecarga em unidades como as Unidades de Pronto Atendimento (UPA).

Segundo Lúcia Helena, o subaproveitamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS) é um dos principais gargalos do sistema. “Estamos identificando unidades com deficiência, mas a maioria tem excesso de servidor. Teremos que fazer redimensionamento da rede para atender essa demanda. Temos um subaproveitamento significativo das UBS em termos de volume e atendimento”, afirmou.

Para ela, uma das estratégias para desafogar as UPAs é ampliar o número de consultas nas UBS, redirecionando a baixa complexidade para essas unidades. “É possível melhorar esse atendimento colocando mais quatro, cinco consultas por período, o que vai desafogar bastante as UPA que temos hoje. Pretendemos não só ouvir, mas ir às unidades verificar o que precisa ser feito”, destacou.

A secretária acredita que a cidade conta com médicos suficientes para implementar essas mudanças e reforçou que uma reorganização na rede pode aliviar a pressão sobre as UPAs. “Os médicos estão atendendo normalmente, mas nunca tem [profissionais] sobrando. Eu diria que tem o suficiente para atender ao nosso propósito de retirar a baixa complexidade das UPA, que não precisavam estar lá, e [os pacientes] serem atendidos nas unidades básicas de Saúde.”

O redimensionamento da rede e o fortalecimento das UBS buscam atender melhor a população, oferecendo mais agilidade e eficiência, além de evitar a sobrecarga de unidades que atendem casos de média e alta complexidade. A secretária reforçou o compromisso de dialogar com os servidores e avaliar as reais necessidades de cada unidade para implantar as mudanças de forma estratégica.

Faça um comentário // Expresse sua opinião...

Veja os últimos Comentários

Veja também

CPMI do INSS ouve presidente de sindicato que faturou R$ 221 milhões

CPMI do INSS ouve presidente de sindicato que fatu...

A CPMI do INSS ouve, nesta segunda-feira (3/11), o depoimento de Abraão Lincoln Ferreira da Cruz, presidente da

ONU cobra Brasil sobre regras anticorrupção em escritórios de advocacia

ONU cobra Brasil sobre regras anticorrupção em esc...

Um relatório da Uncac - Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção aponta que o Brasil ainda n...

CST do Bioma Pantanal debate pagamento por serviços ambientais e segurança jurídica

CST do Bioma Pantanal debate pagamento por serviço...

A quarta reunião ordinária da Câmara Setorial Temática do Bioma Pantanal foi realizada nesta segunda-feira (3), na Assem...