@crsf

Vice-governador busca novas parcerias para MT com Banco Interamericano de Desenvolvimento

Infraestrutura e projetos de biomassa para empreendedores do campo entram em pauta

Vice-governador busca novas parcerias para MT com Banco Interamericano de Desenvolvimento

O vice-governador Otaviano Pivetta se reuniu nesta terça-feira (9.9), em Washington (EUA), com o presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Ilan Goldfajn, para tratar de novas parcerias e investimentos no Estado. 

Entre os temas apresentados, está a proposta de plantio em 500 mil hectares de florestas, voltada à produção de biomassa. O projeto busca incluir empreendedores do campo, cooperativas e organizações rurais, especialmente em áreas com menor vocação agrícola.

“Propusemos o plantio com foco nos empreendedores do campo. O presidente do BID recebeu a ideia com simpatia, e a proposta pode abrir novas oportunidades de renda em regiões mais frágeis para a agricultura”, destacou Otaviano Pivetta.

Segundo ele, a proposta é pensar o desenvolvimento de forma estratégica e responsável, conciliando oportunidades econômicas com preservação ambiental. “Nosso objetivo é usar áreas de menor vocação agrícola para gerar renda e empregos no campo, com equilíbrio e sustentabilidade”, disse.

Também foi discutido o financiamento de obras de infraestrutura, com foco em logística para escoamento da produção.

O secretário de Fazenda, Rogério Gallo, destacou que o BID já é parceiro do Estado e avaliou a reunião como positiva para novos avanços. “Foi uma reunião extremamente produtiva. O presidente demonstrou entusiasmo. Agora, a agenda segue com desdobramentos para transformar as propostas em projetos que beneficiem todo o estado”, disse o secretário.

 


O presidente do BID também reconheceu a solidez fiscal do Estado e indicou que os próximos passos da parceria serão coordenados pela representante do BID no Brasil, Annette Killmer, que deve visitar Cuiabá em breve para aprofundar a análise dos projetos.

A reunião ocorreu durante a agenda da comitiva mato-grossense no Brazil Development Forum, promovido pelo Grupo LIDE, que reúne autoridades e empresários para debater oportunidades bilaterais de investimento.

“É fundamental mostrar ao mundo quem é Mato Grosso: um estado que mais produzem e mais preservam e que oferece boas oportunidades de investimento. Estamos prontos para crescer ainda mais com o apoio de parceiros como o BID”, concluiu o vice-governador.

 

 

 

 

Amanda Monteiro | Vice-governadoria

Faça um comentário // Expresse sua opinião...

Veja os últimos Comentários

Veja também

Governador autoriza concurso com 80 vagas para professor na Unemat

Governador autoriza concurso com 80 vagas para pro...

O governador Mauro Mendes autorizou a realização de concurso público na Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), voltad...

Mato Grosso tem dois destinos entre os mais procurados para viajar no Brasil em 2026

Mato Grosso tem dois destinos entre os mais procur...

Dois destinos de Mato Grosso,  Cuiabá e Chapada dos Guimarães, integram a lista dos 50 destinos mais procurados para viajar no B...

Saiba como o Irã está se preparando para um possível ataque dos EUA

Saiba como o Irã está se preparando para um possív...

Enquanto os Estados Unidos continuam um significativo reforço militar no Oriente Médio, o Irã tomou medidas para sinalizar sua...