EM FLORIANÓPOLIS
O conselheiro Sérgio Ricardo coordenou o painel “Design Thinking - A força da imagem na comunicação” no I Congresso de Comunicação dos Tribunais de Contas do Brasil (I CNCTC), realizado nesta terça (14) e quarta-feira (15) em Florianópolis.
Representando o Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), o conselheiro, que também é jornalista, chamou a atenção para a importância de se pensar a comunicação dos órgãos de controle externo com a sociedade.
“Eu trago, para dentro desse congresso, a necessidade de se discutir a comunicação para a população. Fiscalizamos o dinheiro público, como chega lá na ponta, fiscalizamos cada centavo até que se transforme em benefício. Então, qual a real importância que têm os Tribunais de Contas dos Estados?”, questionou.
Na oportunidade, a fim de motivar as demais Cortes de Contas do país, o conselheiro também apresentou a TV Contas (30.2), canal de TV aberta com 24 horas de programação exclusiva do TCE-MT.
Idealizada por Sérgio Ricardo e implantada pelo conselheiro-presidente, José Carlos Novelli, a TV Contas busca aumentar a interlocução com o jurisdicionado, a transparência dos atos da Corte de Contas, bem como disseminar conhecimento, por meio da transmissão de cursos e capacitações.
“Aproveito o tema maravilhoso dessa palestra para falar que, em Mato Grosso, antes de montarmos o nosso canal de televisão, por oito anos analisamos nosso Canal no YouTube, pesquisamos e entendemos que não estávamos conseguindo falar com todo mundo. A partir daí, compreendemos que o canal de televisão seria fundamental para atender a necessidade de o Tribunal de Contas mostrar suas ações para a sociedade. As redes sociais complementam a TV e o rádio e não o contrário”, afirmou.
O conselheiro também ressaltou que, em sua opinião, é impossível acabar com a comunicação tradicional. “A TV e o rádio vão sobreviver para todo o sempre. Jamais a comunicação tradicional deixará de ter a importância que sempre teve na história da comunicação do Brasil, embora os defensores das redes sociais digam que aos poucos deixará de existir”.
O painel foi divido com a especialista em Design Thinking e Inovação, Guta Orofino, como palestrante, e a auditora de controle externo dos Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás (TCM-GO), Priscila Borges, como mediadora. Entre os palestrantes do evento esteve ainda a jornalista Sônia Bridi, da Rede Globo, que chamou a atenção do Mundo nos últimos dias pela cobertura jornalística da crise humanitária do povo Yanomami.
O I CNTC é realizado pelo Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE-SC) em parceria com a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), a Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), o Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC) e o Instituto Rui Barbosa (IRB).
Fonte: Midia News
NOTÍCIA ANTERIOR
PRÓXIMA NOTÍCIA
Christiano Antonucci - Secom - M
Mato Grosso é o terceiro estado brasileiro com maior volume de cocaína e...
STF autorizou que Virginia fique em silêncio para não se autoincriminar -Reprodução/Instagram/@virginia
...
Os avisos serão disponibilizados por meio do aplicativo ou do site Meu INSS,
Nesta terça-feira (13), cerca...
Faça um comentário // Expresse sua opinião...
Veja os últimos Comentários