@crsf

Conselheiro Sérgio Ricardo coordena painel no I Congresso de Comunicação dos Tribunais de Contas

EM FLORIANÓPOLIS

Conselheiro Sérgio Ricardo coordena painel no I Congresso de Comunicação dos Tribunais de Contas

O conselheiro Sérgio Ricardo coordenou o painel “Design Thinking - A força da imagem na comunicação” no I Congresso de Comunicação dos Tribunais de Contas do Brasil (I CNCTC), realizado nesta terça (14) e quarta-feira (15) em Florianópolis.

 

Representando o Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), o conselheiro, que também é jornalista, chamou a atenção para a importância de se pensar a comunicação dos órgãos de controle externo com a sociedade.

 

“Eu trago, para dentro desse congresso, a necessidade de se discutir a comunicação para a população. Fiscalizamos o dinheiro público, como chega lá na ponta, fiscalizamos cada centavo até que se transforme em benefício. Então, qual a real importância que têm os Tribunais de Contas dos Estados?”, questionou.

 

Na oportunidade, a fim de motivar as demais Cortes de Contas do país, o conselheiro também apresentou a TV Contas (30.2), canal de TV aberta com 24 horas de programação exclusiva do TCE-MT.

 

Idealizada por Sérgio Ricardo e implantada pelo conselheiro-presidente, José Carlos Novelli, a TV Contas busca aumentar a interlocução com o jurisdicionado, a transparência dos atos da Corte de Contas, bem como disseminar conhecimento, por meio da transmissão de cursos e capacitações.

 

“Aproveito o tema maravilhoso dessa palestra para falar que, em Mato Grosso, antes de montarmos o nosso canal de televisão, por oito anos analisamos nosso Canal no YouTube, pesquisamos e entendemos que não estávamos conseguindo falar com todo mundo. A partir daí, compreendemos que o canal de televisão seria fundamental para atender a necessidade de o Tribunal de Contas mostrar suas ações para a sociedade. As redes sociais complementam a TV e o rádio e não o contrário”, afirmou.

 

O conselheiro também ressaltou que, em sua opinião, é impossível acabar com a comunicação tradicional. “A TV e o rádio vão sobreviver para todo o sempre. Jamais a comunicação tradicional deixará de ter a importância que sempre teve na história da comunicação do Brasil, embora os defensores das redes sociais digam que aos poucos deixará de existir”. 

 

O painel foi divido com a especialista em Design Thinking e Inovação, Guta Orofino, como palestrante, e a auditora de controle externo dos Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás (TCM-GO), Priscila Borges, como mediadora. Entre os palestrantes do evento esteve ainda a jornalista Sônia Bridi, da Rede Globo, que chamou a atenção do Mundo nos últimos dias pela cobertura jornalística da crise humanitária do povo Yanomami.

 

O I CNTC é realizado pelo Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE-SC) em parceria com a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), a Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), o Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC) e o Instituto Rui Barbosa (IRB).

 

Fonte: Midia News

Faça um comentário // Expresse sua opinião...

Veja os últimos Comentários

Veja também

Atlas da Violência aponta MT como o terceiro estado com maior número de apreensões de cocaína pelas forças estaduais em 2023

Atlas da Violência aponta MT como o terceiro estad...

Christiano Antonucci - Secom - M

 

Mato Grosso é o terceiro estado brasileiro com maior volume de cocaína e...

Senado ouve Virginia nesta terça sobre papel de influenciadores em apostas online

Senado ouve Virginia nesta terça sobre papel de in...

STF autorizou que Virginia fique em silêncio para não se autoincriminar -Reprodução/Instagram/@virginia

 ...

INSS notifica aposentados sobre descontos associativos a partir desta terça-feira

INSS notifica aposentados sobre descontos associat...

Os avisos serão disponibilizados por meio do aplicativo ou do site Meu INSS,

 

Nesta terça-feira (13), cerca...