@crsf

Gaeco combate grupo que articulava invasão de terras em Cuiabá

Gaeco combate grupo que articulava invasão de terras em Cuiabá

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso, por meio do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (GAECO), deflagrou, nesta sexta-feira (18), uma operação com o objetivo de desarticular uma organização criminosa suspeita de planejar e executar a posse de uma terra pública localizada nas proximidades da AMBEV e do Haras Twin Brother. Foram  autorizadas 11 ordens judiciais. 

 

A investigação teve início a partir de diversas denúncias anônimas encaminhadas à Ouvidoria do MPMT. Apurou-se que o grupo criminoso, com autorização da facção Comando Vermelho e auxílio de servidores públicos, estaria coordenando uma ação orquestrada para a ocupação ilegal da referida área.

 

O Gaeco identificou e qualificou alguns dos supostos líderes da organização. As investigações revelaram que a área seria dividida em ruas e lotes, cada qual sob a responsabilidade de um integrante do grupo, incumbido de criar e administrar canais de comunicação específicos — principalmente por meio de aplicativos de mensagens — para organizar a ocupação e repassar informações sobre datas, locais e valores cobrados dos futuros invasores.

 

Diante dos elementos colhidos, o Ministério Público do Estado de Mato Grosso deflagrou a operação com base em indícios da prática, em tese, dos crimes de integrar organização criminosa (Lei nº 12.850/2013), esbulho possessório (art. 161, II, do Código Penal), corrupção passiva e ativa (art. 317 do Código Penal).

 

As investigações seguem em curso, e outras medidas poderão ser adotadas conforme o avanço das diligências, após os procedimentos iniciais autorizados pela juíza Edna Ederli Coutinho do Núcleo de Inquéritos Policiais (Nipo).

 

O Gaeco é uma força-tarefa permanente constituída pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso, Polícia Judiciária Civil, Polícia Militar, Polícia Penal e Sistema Socioeducativo. A operação contou com o apoio de 200 policiais militares.

 

 

 

fonte MPMT

por JONATHAN COSME E JULIA MUNHOZ

Faça um comentário // Expresse sua opinião...

Veja os últimos Comentários

Veja também

Audiência pública discute agrominerais e política de fertilizantes

Audiência pública discute agrominerais e política...

O potencial de produção de fertilizantes a partir da mineração no estado foi tema de audiência pública pro...

Brasil pode ter 'Estatuto dos Cães e Gatos' para definir direitos de pets e deveres de tutores

Brasil pode ter 'Estatuto dos Cães e Gatos' para d...

O Brasil pode estar prestes a dar um passo histórico na proteção animal. A Comissão de Direitos Humanos do 

Confira as dez cidades de MT com os melhores destinos para pesca esportiva

Confira as dez cidades de MT com os melhores desti...

Mato Grosso se consolida cada vez mais como um dos principais destinos de pesca esportiva do...