O nível do Rio Cuiabá está em 3 metros, conforme monitoramento da Defesa Civil de Cuiabá, realizado na manhã desta quinta-feira (23). A medição apresentada na régua indica que o nível é considerado normal.
O diretor da Defesa Civil, Ozeias Souza, destacou a variação diária nos níveis do rio é ocasionada pelas oscilações do período chuvoso. Ele enfatizou que até 4,99 metros o nível é considerado normal. De 5,00 a 8,49 metros, o rio se encontra na faixa de atenção e, a partir de 8,50 metros, o estado é de alerta.
“Na terça-feira, dia 21, o nível do rio atingiu quase 5 metros. Ontem, dia 22, estava 3,80 e hoje (23), está em 3 metros. O estado de alerta é atingido somente se o nível ultrapassar 8,49 metros. No entanto, para chegar ao estado de alerta, é necessário haver chuvas intensas na cabeceira do Rio Cuiabá”, explicou o diretor.
A Defesa Civil realiza o monitoramento do Rio Cuiabá devido ao risco de alagamentos em áreas próximas a córregos, especialmente no bairro Jardim dos Ipês, onde o rio pode ficar represado. Caso o nível do rio ultrapasse 8,49 metros, o risco de inundação aumenta, pois a água não consegue escoar adequadamente.
“Se ultrapassar os 8,49 metros, áreas próximas aos córregos representam perigo, já que a água não consegue escoar para o rio. A região do Rio Coxipó no bairro Jardim dos Ipês, é propensa. Temos previsões de chuva e, por isso, estamos monitorando diariamente o Rio Cuiabá. Tudo é muito imprevisível. Hoje, o nível é considerado normal. Precisamos ficar vigilantes, mas sem alarmar a Baixada Cuiabana”, destacou o diretor.
Parâmetros físicos e hidrográficos da Bacia do Rio Cuiabá
Cota Normal - Até 4.99 metros
Cota de Atenção - 5,00 a 8.49 metros
Cota de Alerta - 8,50 metros
Cota de Emergência - 9,50 metros
Cota de Calamidade - 11,00 Metros
#PraCegoVer
A foto desta notícia mostra diretor da Defesa Civil, Ozeias Souza usando colete laranja da Defesa Civil. Ele monitora a régua de medição do Rio Cuiabá, que mostra o nível de 3 metros. Na galeria de imagens abaixo, há 3 fotos mostrando a régua de medição à beira do rio.
fonte Prefeitura Municipal de Cuiabá
Adriana Assunção
Policiais militares do Batalhão de Proteção Ambiental realizaram o resgate de um tamanduá-bandeira, na manhã des...
Na manhã desta quinta-feira (23), a prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), assinou um decreto que de...
Estão abertas as inscrições para seleção de elenco do filme “O Menino Que Carregava Água na Peneira...
Faça um comentário // Expresse sua opinião...
Veja os últimos Comentários