@crsf

Sema emite licença para instalação de 71 km da 1ª Ferrovia Estadual de Mato Grosso

FERROVIA ESTADUAL

Sema emite licença para instalação de 71 km da 1ª Ferrovia Estadual de Mato Grosso

Redação RBMT

 

Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) emitiu nesta quinta-feira (06.04) a Licença de Instalação do segundo trecho da 1ª Ferrovia Estadual de Mato Grosso. Com 71 km de extensão, o trajeto licenciado liga as cidades de Rondonópolis e Juscimeira.

 

"Esta licença de instalação consolida o início efetivo da execução da ferrovia em Mato Grosso, dentro dos parâmetros legais e técnicos necessários exigidos pela Sema", destaca o superintendente de Indústria, Infraestrutura, Mineração, Indústria e Serviços, Valmi Lima.

 

A licença permite o avanço dos trilhos pelo traçado aprovado pela Rumo S/A.  Esta é  a segunda liberação emitida pelo órgão ambiental. Na primeira, foi licenciado um trecho de 8,6 km em Rondonópolis.

 

O processo é feito de modo trifásico, com a emissão da Licença Prévia (LP), e, agora, da Licença de Instalação (LI).  A próxima etapa é a Licença de Operação (LO), que pode ser concedida com a obra pronta, para permitir o funcionamento efetivo do modal.

 

Para o processo de licenciamento, foram considerados os Estudos e Relatórios de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) entregues pela empresa, que contêm medidas de monitoramento, controle e mitigação de impactos. Além da análise técnica, a Sema realizou vistorias presenciais no local e acompanhou a realização de audiência pública para ouvir a sociedade do entorno.

 

A contrução da 1ª Ferrovia Estadual foi articulada pelo governador Mauro Mendes, para colocar Mato Grosso na rota logística nacional.  O projeto completo prevê um corredor de 740 km que ligará os municípios de Rondonópolis, Lucas do Rio Verde e Cuiabá. O investimento previsto é de R$ 11,2 bilhões.

Faça um comentário // Expresse sua opinião...

Veja os últimos Comentários

- PUBLICIDADE -

Veja também

“A Defesa está à disposição”, diz ministro à CNN sobre reforço em combate a queimadas

“A Defesa está à disposição”, diz ministro à CNN s...

O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, confirmou à CNN que as Forças Armadas irão...

Multas do X foram pagas, mas plataforma continua suspensa no Brasil; entenda

Multas do X foram pagas, mas plataforma continua s...

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), liberou as contas bancárias e os ativos financeiros do X(antigo Twitter)...

FGTS: Lula aprova fim do saque-aniversário e pede mais consignado

FGTS: Lula aprova fim do saque-aniversário e pede...

O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, anunciou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva