@crsf

Vigilância de Zoonoses visita Aldeia Tadarimana em ação de prevenção e enfrentamento do Aedes

PREFEITURA EM AÇÃO

Vigilância de Zoonoses visita Aldeia Tadarimana em ação de prevenção e enfrentamento do Aedes

Redação RBMT

 

Dando prosseguimento às ações para combater o mosquito da dengue em Rondonópolis, a Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) esteve, nesta quinta-feira (06), na Aldeia Tadarimana.

 

“Nossa equipe de profissionais verificou um cenário bem mais positivo do que o identificado na cidade. Os índios estão cuidando bem das suas ocas, seus terrenos estão limpos, as caixas d’água asseadas e todo o ambiente com muito menos focos para a proliferação do mosquito da dengue do que o encontrado na zona urbana”, relatou o coordenador da UVZ, Wagner Santos.

 

Lá, os veterinários fizeram consultas e exames nos animais dos indígenas, aplicaram as vacinas de que eles precisavam, colocaram coleiras, chips e dispensaram os cuidados necessários a cada caso. “Diagnosticamos alguns cães com leishmaniose e, ainda, fizemos cadastros para castração”, contou Wagner.

 

Além da atenção aos animais, agentes de endemias atuaram na procura e extinção dos lugares sujos e com água parada, que proporcionam o habitat adequado para que o pernilongo se reproduza, e transmitiram orientações sobre as atitudes corretas para evitar a presença de criadouros para o Aedes. Houve, também aplicação de fumacê borrifando o ar com inseticida para matar os mosquitos.

 

Todo o empenho realizado pela Zoonoses só vai atingir seu objetivo, segundo o coordenador, se a população participar dessa luta e fizer sua parte. Por isso, ele recomenda que, se alguém observar locais onde haja sujeira e água disponível para o Aedes Aegypti procriar, avise a Ouvidoria da SMS, que disponibiliza os telefones 3411-5188 e 34115198. Assim, a Saúde pode encaminhar profissionais para realizarem a vistoria e devida sanitização do lugar.

 

E, caso uma pessoa esteja com suspeita de dengue, também pode ligar para um desses números que vai receber da Pasta a devida atenção e suporte para o tratamento da doença.

Faça um comentário // Expresse sua opinião...

Veja os últimos Comentários

- PUBLICIDADE -

Veja também

Lula defende decisão técnica sobre horário de verão

Lula defende decisão técnica sobre horário de verã...

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu sinal verde ao ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, para o retorno do horá...

Governo de MT já lançou 3,7 milhões de litros de água com aviões para combater incêndios

Governo de MT já lançou 3,7 milhões de litros de á...

O Governo de Mato Grosso já lançou 3,7 milhões de litros de água com aviões para combater os incêndios flo...

Farmacêutica de opioides repete no Brasil tática que matou milhares nos EUA

Farmacêutica de opioides repete no Brasil tática q...