@crsf

Corregedor do TSE dá três dias para ministro da Justiça e presidente do Cade se explicarem sobre investigação a institutos de pesquisa

Guerra dos números

Corregedor do TSE dá três dias para ministro da Justiça e presidente do Cade se explicarem sobre investigação a institutos de pesquisa

O Globo 

O corregedor do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Benedito Gonçalves, fixou um prazo de três dias para que o ministro da Justiça, Anderson Torres, e o presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), Alexandre Cordeiro Macedo, prestem esclarecimentos por terem tentado investigar os institutos de pesquisa. O despacho do corregedor ocorre após o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, proibir o Cade e a PF de abrirem procedimentos para apurar a atuações dos institutos.

Na quinta-feira, Moraes alegou que os órgãos não têm competência legal para investigar as empresas e apontou possível prática de abuso de autoridade, desvio de finalidade e abuso de poder político por parte de Torres e Macedo. No mesmo dia, a PF havia aberto um inquérito que mirava os institutos, atendendo a um pleito da campanha do presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL). O QG bolsonarista solicitou apuração em virtude das divergências entre os resultados dos pesquisas e o que foi apurado nas urnas. Além do inquérito da PF, na quinta-feira, o Cade determinou abertura de um procedimento para verificar se houve "possível acordo entre institutos de pesquisa com o intuito de manipular o mercado e os consumidores". O alvo das investigações são os institutos Ipec, Ipespe e Datafolha.

Em sua decisão neste sábado, o corregedor afirma que há indícios de que o presidente do Cade não teria amparo para determinar a apuração. Benedito Gonçalves afirma ainda que as acusações contra os institutos de pesquisa não se enquadram nas possíveis irregularidades citados pelo Cade para sustentar o caso.

Faça um comentário // Expresse sua opinião...

Veja os últimos Comentários

Veja também

Joe Biden é diagnosticado com câncer em estágio 'agressivo'

Joe Biden é diagnosticado com câncer em estágio 'a...

Getty Images

Joe Biden durante conferência em Chicago no mês de abril

 

 ex-presidente dos ...

Além de Virginia Fonseca, veja os famosos que ainda podem ser ouvidos pela CPI das Bets

Além de Virginia Fonseca, veja os famosos que aind...

Virginia foi ouvida na terça-feira (13)Marcos Oliveira/Agência Senado - 13/05/2025

 

CPI das B...