@crsf

Lula diz ao MDB que Simone Tebet será ministra em seu governo

MEIO AMBIENTE OU PLANEJAMENTO

Lula diz ao MDB que Simone Tebet será ministra em seu governo

O Globo

 

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), disse à cúpula do MDB que Simone Tebet (MDB-MS) será sua ministra. Segundo fontes ouvidas pelo GLOBO, o petista fez a afirmação aos emedebistas, entre eles o presidente da sigla, Baleia Rossi (SP), que se reunirá com a senadora nesta sexta-feira para definir qual pasta ela ocupará. Sobre a mesa, os ministérios do Meio Ambiente e Planejamento.

 

Também ficou acertado com Lula que as bancadas do MDB da Câmara e do Senado terão uma indicação cada para o novo governo. Como antecipou o GLOBO, o ex-governador e senador eleito Renan Filho (AL) deve assumir o Ministério dos Transportes.

 

Estavam na reunião, além de Baleia, os senadores Renan Calheiros (AL) e Eduardo Braga (AM) e o líder do MDB na Câmara, Isnaldo Bulhões Jr. (AL).

 

Ainda segundo apuração do GLOBO, um outro ministério que deverá ser entregue ao MDB é o das Cidades, uma das pastas mais cobiçadas da Esplanada.

 

Após não conseguir o Ministério do Desenvolvimento Social, que cuida do Bolsa Família, e ficou com o ex-governador e senador eleito Wellington Dias (PT-PI), Simone Tebet disse a aliados que aceitaria ser ministra do Meio Ambiente, mas desde que a deputada federal eleita Marina Silva (Rede-SP) fosse indicada para a autoridade climática, que teria status de ministério. O problema é a dificuldade de se convencer Marina em aceitar o comando do novo posto.

 

ministério. O problema é a dificuldade de se convencer Marina em aceitar o comando do novo 

 

Como mostrou o GLOBO na semana passada, Tebet havia dito a pessoas próximas que só entraria para o governo se fosse para comandar o ministério responsável pelo Bolsa Família. A emedebista argumentava que as duas pastas que ela teria interesse — Educação e Meio Ambiente — já estavam com indicados encaminhados.

 

Pasta cobiçada por Marina

No caso do Meio Ambiente, a senadora era enfática sobre não aceitar um convite para uma pasta cobiçada por Marina, de quem se tornou amiga na campanha eleitoral. Nesta quinta, no entanto, a senadora cedeu: afirmou a interlocutores que topa uma dobradinha com a deputada da Rede na autoridade climática, que deveria ter, na sua opinião, status de ministério para acomodar a aliada.

 

Aliados de Tebet entendem, porém, que a senadora também aceita ir para o Meio Ambiente se Marina recusar qualquer cargo no governo, mas deixar o caminho aberto para a emedebista.

 

As negociações em torno da pasta deflagram uma crise no PT, já que Marina, alvo de fritura na legenda, considera a autoridade climática uma função eminentemente técnica, e por isso não se coloca como uma opção. A criação do órgão foi uma das condições da ex-ministra para apoiar Lula.

 

Tebet é tida como um nome que, se indicado para o Ministério do Meio Ambiente, agradaria ao mercado. Marina, por sua vez, sofre resistência do setor, mas tem apoio de toda a área ambiental e era tida, até então, como a favorita para a pasta.

Faça um comentário // Expresse sua opinião...

Veja os últimos Comentários

Veja também

Governador autoriza concurso com 80 vagas para professor na Unemat

Governador autoriza concurso com 80 vagas para pro...

O governador Mauro Mendes autorizou a realização de concurso público na Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), voltad...

Mato Grosso tem dois destinos entre os mais procurados para viajar no Brasil em 2026

Mato Grosso tem dois destinos entre os mais procur...

Dois destinos de Mato Grosso,  Cuiabá e Chapada dos Guimarães, integram a lista dos 50 destinos mais procurados para viajar no B...

Saiba como o Irã está se preparando para um possível ataque dos EUA

Saiba como o Irã está se preparando para um possív...

Enquanto os Estados Unidos continuam um significativo reforço militar no Oriente Médio, o Irã tomou medidas para sinalizar sua...