Os eleitores brasileiros têm até esta quarta-feira, 8 de maio, para realizar diversas operações junto à Justiça Eleitoral. O prazo final inclui solicitar a emissão do primeiro título, atualizar dados cadastrais, regularizar situações com a Justiça Eleitoral e pedir transferência de domicílio eleitoral. Além disso, é o limite para aqueles que precisam cadastrar gratuitamente a biometria nos cartórios eleitorais.
Para facilitar o atendimento, os Cartórios Eleitorais e as Centrais de Atendimento ao Eleitor ampliaram o horário de atendimento ao público para das 8h às 18h. Vale ressaltar que apenas a solicitação feita pela internet não garante a emissão do título ou a regularização da situação eleitoral. Os documentos necessários devem ser anexados para que a Justiça Eleitoral avalie a solicitação e prossiga com o atendimento.
Após o encerramento do prazo, o cadastro eleitoral será fechado para a organização das eleições municipais deste ano. Eleitores com situação irregular não poderão votar no primeiro turno das eleições, que ocorrerá em 6 de outubro, em mais de 5,5 mil municípios do país, exceto no Distrito Federal, que não tem eleições municipais. O cadastro só será reaberto após as eleições, em novembro deste ano.
Para quem está tirando o título pela primeira vez, é obrigatório comparecer ao cartório eleitoral para realizar a coleta da biometria. O cadastro biométrico é gratuito e proporciona maior segurança ao processo eleitoral, prevenindo que uma pessoa vote no lugar de outra e auxiliando na identificação de eleitores com mais de um registro no cadastro eleitoral.
É importante destacar que eleitores em situação irregular podem enfrentar dificuldades para emitir documentos como passaporte, matricular-se em universidades, assumir cargos públicos ou receber benefícios sociais do governo. Portanto, é fundamental regularizar a situação eleitoral dentro do prazo estabelecido.
O
Ministros do
Após ficar encarcerado por cerca de uma semana, o ex-presidente da República Fernando Collor, de 75 anos, teve...
STF sinaliza por não resistir à redução de penas d...
Manifestantes participam do ato de 8 de Janeiro na Praça dos Três Poderes
Collor cumpre prisão domiciliar em cobertura de lu...
Faça um comentário // Expresse sua opinião...
Veja os últimos Comentários