@crsf

Presidência publicará novos dados de cartão corporativo de Bolsonaro

TRANSPARÊNCIA

Presidência publicará novos dados de cartão corporativo de Bolsonaro

Metrópoles

 

A Secretaria-Geral da Presidência da República vai publicar novos dados sobre os gastos feitos com o cartão corporativo na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro. Uma planilha com os pagamentos feitos nos últimos quatro anos foi publicada online, no entanto, as informações estão incompletas.

 

“Os dados publicados pela Secretaria-Geral da Presidência da República se referem exclusivamente à unidade gestora da Secretaria Especial de Administração da Presidência. […] Haverá uma nova publicação em breve, uma vez que alguns registros não foram incluídos na extração original”, afirmou em nota a Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom).

 

As informações dos gastos com o cartão corporativo de Bolsonaro ficaram públicas na semana passada, após pedido de Lei de Acesso à Informação da Fiquem Sabendo, agência de dados especializada no acesso a informações públicas.

 

As compras do presidente com o cartão corporativo ficam sob sigilo durante o mandato, por questões de segurança nacional, e se tornaram públicas no dia seguinte ao fim do governo, mas precisavam ser requisitadas. Após o pedido da agência, a Secretaria-Geral da Presidência decidiu publicar os gastos por transparência ativa, ou seja, sem que seja necessária a requisição.

 

Após os dados ficarem disponíveis, reportagem do site Uol deu conta de uma discrepância entre os dados divulgados no site da Presidência e os valores que constam no Portal da Transparência. Foi em explicação a essas divergências entre os valores que se deu a manifestação da Secom.

 

“A Secretaria-Geral da Presidência divulgará, juntamente com a nova planilha, os critérios (escopo) utilizados para extração. Ressaltamos que os dados consolidados constantes do Portal da Transparência atualmente são provenientes das faturas encaminhadas mensalmente pelo Banco do Brasil à CGU”, explicou a Secom. A Presidência diz também que existem gastos ainda não publicados porque foram classificados como sigilosos pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI).

 

“Dados referentes a esses gastos que tenham sido classificados pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI) permanecerão sem publicação até o posicionamento do GSI acerca da persistência ou não das razões para classificação”, completa a Presidência.

Faça um comentário // Expresse sua opinião...

Veja os últimos Comentários

Veja também

Governo dos EUA retira Moraes e esposa da Lei Magnitsky

Governo dos EUA retira Moraes e esposa da Lei Magn...

O governo dos Estados Unidos retirou nesta sexta-feira (12) o ministro Alexandre de Moraes e sua esposa, Viviane de Moraes, da lista d...

Transparência avança no estado e TCE-MT certifica 124 instituições no PNTP

Transparência avança no estado e TCE-MT certifica...

O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Sérgio Ricardo, defendeu que a transparência é essencia...

Governador anuncia delegada para chefiar Gabinete de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres

Governador anuncia delegada para chefiar Gabinete...

O governador Mauro Mendes anunciou, nesta quarta-feira (10.12), a delegada da Polícia Civil de Mato Grosso, Mariell Antonini, para chefiar o...