@crsf

Padre Nazareno Lanciotti Reconhecido como Mártir pela Igreja Católica

Padre Nazareno Lanciotti: O Italiano que Pregou em Jauru - MT e Tornou-se Símbolo de Fé e Justiça Social

Padre Nazareno Lanciotti Reconhecido como Mártir pela Igreja Católica

 

Na última segunda-feira, 14 de abril, o Papa Francisco anunciou o reconhecimento do padre Nazareno Lanciotti como mártir, uma decisão que abre caminho para sua possível beatificação. O sacerdote, assassinado em 2001, aos 61 anos, no município de Jauru, teve sua trajetória de fé e dedicação à comunidade amplamente reconhecida.

Nascido em Roma, em 3 de março de 1940, Nazareno foi ordenado sacerdote em 1966. Em 1971, ele iniciou seu trabalho missionário em Jauru, na Diocese de Cáceres, onde, ao longo de três décadas, estabeleceu a Paróquia Nossa Senhora do Pilar e fundou 57 comunidades eclesiais rurais. Seu legado abrange não apenas a obra religiosa, mas também iniciativas sociais significativas, como um dispensário médico que se tornaria um dos hospitais mais importantes da região e uma casa de repouso para idosos, denominada “Coração Imaculado de Maria”. Além disso, fundou uma escola que oferecia alimentação a centenas de crianças.

Nazareno Lanciotti também se destacou no Movimento Sacerdotal Mariano, do qual tornou-se diretor nacional no Brasil a partir de 1987, organizando retiros espirituais e cenáculos de oração em diversos estados. O Movimento, atualmente, é um dos responsáveis pelo Vinde e Vede, o maior encontro católico de Carnaval da Região Centro-Oeste.

O padre foi reconhecido por sua incansável luta por justiça social, especialmente na denúncia da exploração de crianças e adolescentes em situações de vulnerabilidade. Sua defesa dos direitos humanos lhe rendeu perseguições e intimidações, levando-o a ser alvo de um crime brutal.

Em 11 de fevereiro de 2001, enquanto jantava com colaboradores na Casa Paroquial da Igreja Nossa Senhora do Pilar, dois criminosos encapuzados invadiram o local. Exigindo a abertura de um cofre que, segundo Nazareno, não existia, os assaltantes, contrariados, realizaram uma roleta-russa com as testemunhas. Ao deixar a casa, um dos bandidos disparou contra o padre, atingindo sua nuca, resultando em uma grave lesão na coluna cervical. Nazareno ficou internado por dez dias, tendo sido transferido para São Paulo, onde faleceu em 22 de fevereiro.

A investigação inicial tratou o caso como latrocínio, mas muitos membros da comunidade religiosa acreditam que o verdadeiro alvo dos criminosos era o padre, devido à sua postura firme em relação às injustiças sociais.

Com a recente aprovação papal, podemos afirmar que o Servo de Deus Padre Nazareno Lanciotti é, juridicamente, considerado Beato. Este processo acontece em dois níveis: o primeiro é o nível jurídico, pois, com a confirmação do Papa, ele já é considerado Beato. O segundo nível é o ato litúrgico, que ocorrerá quando ele for formalmente proclamado Beato em uma cerimônia, momento a partir do qual poderá ser promovido o culto público em sua honra. Até que o ato litúrgico aconteça, ele continuará sendo referido como Mártir.

É importante ressaltar que na cidade de Jauru, onde o padre dedicou boa parte de sua vida, finaliza-se uma grande peregrinação promovida pela Igreja Católica. Este evento atrai fiéis de diversas regiões em homenagem a este sacerdote que se tornou um símbolo de fé e resistência. A peregrinação não apenas reforça a lembrança de Nazareno, mas também mantém viva a tradição de busca espiritual e solidariedade entre os membros da comunidade católica.

Faça um comentário // Expresse sua opinião...

Veja os últimos Comentários

Veja também

Bastidores Quentes nas Eleições do TCE: Divisão de Alianças e o Fiel da Balança

Bastidores Quentes nas Eleições do TCE: Divisão de...

 

As eleições para a presidência do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que ocorrerão no final deste ano,...

“Hoje sentimos uma renovação da nossa fé”, afirma espectadora após apresentação do espetáculo promovido pelo Governo de MT

“Hoje sentimos uma renovação da nossa fé”, afirma...

A segunda apresentação do Auto da Paixão de Cristo 2025, realizado pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cid...

“Resolve nossos problemas e prioriza o nosso tempo”, afirma morador atendido no Mutirão da Cidadania

“Resolve nossos problemas e prioriza o nosso tempo...

A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) realizou, nessa quinta-feira (17.4), mais um dia de atendimentos do Mutir&a...