LUCAS SILVA COSTA
A vida profissional pode ser impactada positivamente por meio de uma boa comunicação. Veja como isso pode acontecer. Você já parou para pensar que o mercado de trabalho está cada dia mais exigente e neste contexto quem tem boa capacidade de falar em público, ou trabalhar em grupos está à frente da maioria dos profissionais? E está mesmo, porque a pessoa que deseja se desenvolver e crescer na carreira, precisa se qualificar e buscar aprimorar conhecimentos e técnicas, entre elas, a oratória.
Muitos profissionais são admitidos pelo conhecimento por suas habilidades técnicas. No entanto, são demitidos pela falta de habilidades comportamentais. Desenvolver a oratória é a cereja do bolo para vencer a concorrência. Por isso, cada dia mais a pauta oratória tem se tornado o assunto principal entre os profissionais que desejam melhorar sua performance no mundo dos negócios.
A oratória no mercado de trabalho é fundamental para a pessoa expor as suas ideias de forma clara, apresentar reuniões, defender projetos e resultados, e, saber usar o poder de persuasão para convencer pessoas e até mesmo negociar benefícios da empresa. Portanto facilmente compreendemos que a oratória é um importante diferencial competitivo para quem busca um emprego ou mesmo almeja se destacar na carreira. Porém segundo pesquisas, 60% das pessoas esbarram na barreira do bloqueio, por terem receio de se expor e falar em público.
A boa notícia é que podemos desenvolver a oratória ao longo da vida, e, em qualquer momento, basta boas técnicas e treinos, pois essa não é uma característica inata. E assim, com um pouco de dedicação, você também pode aprender a falar bem em público ou com seu público-alvo. A ideia é conseguir se expressar com desenvoltura e eloquência, seja para pequenos ou grandes grupos de pessoas, independente da área de atuação, seja vendas, administrativo, recursos humanos, jurídico, marketing, entre outras.
Já existem cursos voltados a capacitação de pessoas para conseguirem desenvolver a oratória de forma estratégica e inclusiva. Eu, posso te garantir que qualquer pessoa consegue melhorar a performance, afinal antes de estudar e praticar também possuía grandes dificuldades de comunicação.
Aqui na Vox2You, não estamos falando de um curso tradicional de oratória, mas sim de uma proposta onde várias técnicas e dinâmicas que podem ajudar, desde o mais tímido ao mais falador, a se sentir mais seguro ao se comunicar, a elaborar um discurso com simplicidade, a treinar e desenvolver todos os componentes essenciais para que ele se torne um orador de sucesso, sempre de forma natural, sem mágicas, e sim com muito treino e feedback dos nossos facilitadores.
Vou apontar alguns caminhos e deixar algumas dicas que poderão te ajudar:Organize com antecedência o que você precisará apresentar e o que você vai falar sobre cada item; faça um planejamento do seu discurso e da sua apresentação. Além disso, é importante trabalhar a dicção e postura da voz; cuidar da sua respiração, mantenha o foco e a mente livre de ansiedade e preocupações, se for necessário; use recursos visuais para a apresentação; treine e fale diante do espelho ou com alguma pessoa próxima, para ganhar mais confiança.
A comunicação efetiva tem muito mais resultado com a forma como é transmitida a mensagem do que realmente com o conteúdo da mensagem em si. Esteja atento aos movimentos, caminhar pode ajudar a controlar o nervosismo e a dominar sua linguagem corporal. Se puder, grave suas apresentações para você avaliar e melhorar o que for necessário.
Lembre-se o mundo muda diariamente, por isso, o aperfeiçoamento tem que ser contínuo e o treino também.
Lucas Silva Costa é Engenheiro Eletricista e Civil, formado pela VOX2YOU em oratória, atualmente franqueado da maior rede de escolas de oratória da América Latina.
NOTÍCIA ANTERIOR
PRÓXIMA NOTÍCIA
Eduardo Leite, um dos nomes mais proeminentes do PSDB nos últimos anos, decidiu mudar sua filiação para o PSD...
Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
Interlocutores do governo entendem haver clima para uma nova disputa en...
Faça um comentário // Expresse sua opinião...
Veja os últimos Comentários