@crsf

58% dos paulistas preferem Tarcísio na reeleição; 30% querem candidatura ao Planalto

Datafolha mostra que maioria do eleitorado paulista quer continuidade no governo estadual; bolsonaristas e petistas também preferem que governador não dispute o Planalto

58% dos paulistas preferem Tarcísio na reeleição; 30% querem candidatura ao Planalto

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. Foto: Mônica Andrade/Governo do Estado de SP

 

A maioria dos eleitores de São Paulo acredita que o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) deve disputar a reeleição em 2026, em vez de deixar o cargo para concorrer à Presidência da República.

Segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (11), 58% dos paulistas preferem que ele permaneça no Palácio dos Bandeirantes, enquanto 30% defendem que ele entre na corrida pelo Planalto. Outros 12% não souberam opinar. A margem de erro do levantamento é de três pontos percentuais.

O estudo ouviu 1.500 eleitores em 81 municípios do estado, entre os dias 1º e 3 de abril.

Pelo calendário eleitoral, Tarcísio tem até abril de 2026 para decidir se tentará novo mandato estadual ou se deixará o cargo para uma candidatura nacional. Publicamente, o governador afirma não cogitar a Presidência e diz que seu candidato natural é Jair Bolsonaro (PL), de quem foi ministro da Infraestrutura e que o impulsionou politicamente em 2022.

No entanto, com Bolsonaro inelegível até 2030 por decisão do TSE, aliados avaliam nos bastidores que o governador já admite ser o nome da direita se houver apoio do ex-presidente.

A preferência por uma reeleição não se limita a um espectro ideológico. Entre os eleitores que se identificam com o bolsonarismo, 61% preferem que Tarcísio dispute novamente o governo de São Paulo, contra 32% que o querem como candidato à Presidência. Já entre os petistas, os números são semelhantes: 58% preferem a permanência no governo paulista, enquanto 28% apoiam uma candidatura ao Planalto. A margem de erro nesses recortes é de cinco pontos.

A pesquisa também investigou quem Tarcísio deveria apoiar como sucessor, caso não dispute a reeleição. Em um cenário fragmentado, há empate técnico entre o influenciador digital Pablo Marçal (PRTB), com 23% das menções, e o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), com 22%. Ambos estiveram em lados opostos na eleição municipal de 2020: Tarcísio apoiou Nunes e fez críticas públicas a Marçal.

Outros nomes lembrados pelo eleitorado incluem o secretário de Governo do estado, Gilberto Kassab (PSD), com 10%; o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), com 7%; o secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite (PL), com 6%; e o presidente da Assembleia Legislativa, André do Prado (PL), com 3%.

Kassab, embora tenha boa inserção na máquina pública estadual, enfrenta resistências na base bolsonarista por ter apoiado os governos Dilma Rousseff (PT) e Michel Temer (MDB), e por o PSD integrar atualmente a base de apoio ao presidente Lula (PT). Já Manga, conhecido como “prefeito tiktoker”, virou alvo de operação da Polícia Federal nesta semana, o que pode comprometer seu potencial eleitoral.

 

 

Fonte: INFOMONEY 25

Faça um comentário // Expresse sua opinião...

Veja os últimos Comentários

Veja também

Bastidores Quentes nas Eleições do TCE: Divisão de Alianças e o Fiel da Balança

Bastidores Quentes nas Eleições do TCE: Divisão de...

 

As eleições para a presidência do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que ocorrerão no final deste ano,...

“Hoje sentimos uma renovação da nossa fé”, afirma espectadora após apresentação do espetáculo promovido pelo Governo de MT

“Hoje sentimos uma renovação da nossa fé”, afirma...

A segunda apresentação do Auto da Paixão de Cristo 2025, realizado pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cid...

“Resolve nossos problemas e prioriza o nosso tempo”, afirma morador atendido no Mutirão da Cidadania

“Resolve nossos problemas e prioriza o nosso tempo...

A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) realizou, nessa quinta-feira (17.4), mais um dia de atendimentos do Mutir&a...