VONTADE DE VOTAR
Redação RBMT
Encerrado o primeiro turno das eleições, o povo mato-grossense foi mais assíduo nas urnas do que na última eleição geral, realizada em 2018. A intensa polarização na disputa presidencial também reduziu consideravelmente o número de eleitores que anularam o voto este ano, com queda de 49%.
Em 2018, o estado registrou 24,55% de abstenções no primeiro turno, quando o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) disputava a presidência contra Fernando Haddad (PT).
Já nas eleições deste ano, o número total de abstenções caiu para 23,39%, o que significa que cerca de 577 mil pessoas não compareceram às cabines de votação.
Em 2018, o estado registrou 60.940 votos nulos para presidente no primeiro turno. A taxa representava 3,5% do total nacional, que foi o maior dos últimos 29 anos, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral. No Brasil, o total de votos nulos atingiu 8,6 milhões.
Já em 2022, o número caiu praticamente pela metade. Apenas 30.607 mil votos nulos foram registrados nas eleições presidenciais em Mato Grosso. A taxa representa apenas 1,2% do total nacional, que também caiu consideravelmente, segundo o TSE. Foram 3.459.529 votos nulos para presidente nas eleições deste ano.
A disputa presidencial será definida em segundo turno, entre Lula (PT) e Bolsonaro (PL). Em Mato Grosso, Bolsonaro venceu com ampla folga, conquistando 59,85% dos votos válidos. Já o ex-presidente Lula foi escolhido por 34,39% dos mato-grossenses.
Fonte: Estadão Mato Grosso
O governo dos Estados Unidos retirou nesta sexta-feira (12) o ministro Alexandre de Moraes e sua esposa, Viviane de Moraes, da lista d...
O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Sérgio Ricardo, defendeu que a transparência é essencia...
O governador Mauro Mendes anunciou, nesta quarta-feira (10.12), a delegada da Polícia Civil de Mato Grosso, Mariell Antonini, para chefiar o...
Faça um comentário // Expresse sua opinião...
Veja os últimos Comentários