O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) segue intensificando a campanha de conscientização contra os crimes virtuais que utilizam o nome da Justiça estadual para aplicar fraudes, especialmente o chamado "golpe do falso advogado". Nesta nova etapa, a mensagem principal é clara: compartilhar o alerta pode salvar alguém de cair em um golpe.
A campanha, que também está sendo divulgada no perfil oficial do TJMT no Instagram (@tjmtoficial), alerta que a melhor forma de combater esse tipo de fraude é com informação. “Compartilhe este alerta. Você pode evitar que alguém caia no golpe”, destaca a arte mais recente da série.
O golpe do falso advogado segue um padrão recorrente: os criminosos usam dados reais de processos judiciais, simulam o contato por meio de advogados, falsificam documentos, pressionam para o pagamento via PIX e, em seguida, desaparecem com o dinheiro. Embora o esquema já seja conhecido, muitas pessoas ainda desconhecem os sinais de alerta.
A informação é a principal arma para prevenir esses crimes. Ao compartilhar os materiais da campanha, é possível proteger familiares, colegas de trabalho, servidores da Justiça e cidadãos em geral. “Golpistas agem rápido. A informação precisa ser mais rápida”, reforça o conteúdo.
A campanha “Justiça Segura – Não Caia no Golpe” é uma iniciativa do Poder Judiciário estadual e pode ser acompanhada nas redes sociais do TJMT.
A recomendação é clara: ao receber qualquer mensagem suspeita, verifique sempre a autenticidade do remetente e nunca realize pagamentos fora dos trâmites oficiais do processo.
Dani Cunha
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
Um homem suspeito de furtar grama de um canteiro central em Rondonópolis (216 km de Cuiabá) foi preso nesta segunda-feira (15.9) pela...
Nesta terça-feira (16), a pauta da anistia deve voltar a entrar em evidência no Congresso Nacional. Poucos dias após o STF (Sup...
O Senado Federal comunicou o cancelamento do depoimento do investigado Antônio Carlos Camilo Antunes, mais conheci...
Faça um comentário // Expresse sua opinião...
Veja os últimos Comentários