O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) segue intensificando a campanha de conscientização contra os crimes virtuais que utilizam o nome da Justiça estadual para aplicar fraudes, especialmente o chamado "golpe do falso advogado". Nesta nova etapa, a mensagem principal é clara: compartilhar o alerta pode salvar alguém de cair em um golpe.
A campanha, que também está sendo divulgada no perfil oficial do TJMT no Instagram (@tjmtoficial), alerta que a melhor forma de combater esse tipo de fraude é com informação. “Compartilhe este alerta. Você pode evitar que alguém caia no golpe”, destaca a arte mais recente da série.
O golpe do falso advogado segue um padrão recorrente: os criminosos usam dados reais de processos judiciais, simulam o contato por meio de advogados, falsificam documentos, pressionam para o pagamento via PIX e, em seguida, desaparecem com o dinheiro. Embora o esquema já seja conhecido, muitas pessoas ainda desconhecem os sinais de alerta.
A informação é a principal arma para prevenir esses crimes. Ao compartilhar os materiais da campanha, é possível proteger familiares, colegas de trabalho, servidores da Justiça e cidadãos em geral. “Golpistas agem rápido. A informação precisa ser mais rápida”, reforça o conteúdo.
A campanha “Justiça Segura – Não Caia no Golpe” é uma iniciativa do Poder Judiciário estadual e pode ser acompanhada nas redes sociais do TJMT.
A recomendação é clara: ao receber qualquer mensagem suspeita, verifique sempre a autenticidade do remetente e nunca realize pagamentos fora dos trâmites oficiais do processo.
Dani Cunha
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
O presidente Lula e o ditador venezuelano Nicolás Maduro, durante encontro realizado em 2023 em Brasília: governo brasileiro investig...
A maior empresa de delivery de restaurantes do mundo está chegando para esquentar ainda mais a disputa no mercado brasileiro. A Meituan, gig...
Em depoimento ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quinta (24) o general da reserva Mário Fernandes confirmou a autoria do plano Punhal V...
Faça um comentário // Expresse sua opinião...
Veja os últimos Comentários