@crsf

TCE-MT leva educação ecológica a 14 municípios da Baixada Cuiabana

TCE-MT leva educação ecológica a 14 municípios da Baixada Cuiabana

Ao longo do mês de junho, o Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) levará educação ambiental a crianças e capacitação a professores de 14 municípios da Baixada Cuiabana com o projeto Gincana Ambiental – Pequenos Guardiões da Natureza. Promovida pela Comissão Permanente de Meio Ambiente e Sustentabilidade da instituição, a iniciativa terá início na próxima segunda-feira (2). 

Além de estimular a consciência ecológica entre os estudantes, o projeto vai capacitar os educadores e gestores escolares. Dessa forma, mesmo após a gincana, as escolas poderão dar continuidade às ações por meio de jogos, oficinas e projetos integrados à rotina pedagógica, contribuindo para a redução do descarte irregular de resíduos, estimulando o consumo consciente e valorizando outras práticas sustentáveis.

Para o presidente do TCE-MT e da Comissão, conselheiro Sérgio Ricardo, o trabalho fortalecerá o papel do órgão como articulador regional de políticas ambientais. “Educar para a sustentabilidade é um dos maiores legados que podemos deixar às próximas gerações. Ao envolver as crianças e os educadores, estamos plantando sementes que vão transformar a relação das comunidades com o meio ambiente.”

Ilustração

Voltado a crianças de 6 a 11 anos, o projeto levará oficinas de formação a escolas municipais, praças e parques da região metropolitana da Capital, como Várzea Grande, Santo Antônio de Leverger, Jangada, Poconé, Nova Brasilândia, Chapada dos Guimarães e Campo Verde. As datas foram organizadas de forma escalonada entre maio e junho, com apoio das prefeituras e das secretarias municipais de educação.

Para reforçar o vínculo entre as crianças, o meio ambiente e a própria comunidade, a programação inclui atividades como Corrida do Reciclável, Missão Água Limpa, Caça ao Tesouro Verde e confecção de cartazes com dicas ecológicas. Também serão realizados plantios coletivos de mudas nativas, jogos educativos, peças teatrais, oficinas de reutilização criativa, caminhadas ecológicas e o Pedal Caminhos do Descobrimento.

Cartilha educativa reforça a formação de ecocidadãos

Durante as atividades da gincana, será entregue a Ecocartilha de Cidadania Ambiental, elaborada pela Comissão de Meio Ambiente. A partir de uma linguagem acessível e lúdica, o material apresenta conceitos fundamentais sobre preservação ambiental, como uso consciente da água e da energia, reciclagem, proteção dos animais, cuidados com as plantas e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

“Vivemos em um estado rico em biodiversidade, mas que enfrenta desafios como desmatamento, queimadas e poluição. Esta cartilha é uma ferramenta pensada para fortalecer uma educação alinhada à pujança econômica de Mato Grosso e a um modelo de desenvolvimento que garanta às futuras gerações um estado ambientalmente, economicamente, socialmente e culturalmente sustentável”, concluiu Sérgio Ricardo.

 

Secretaria de Comunicação/TCE-MT 

Crédito: Tony Ribeiro/TCE-MT

Faça um comentário // Expresse sua opinião...

Veja os últimos Comentários

Veja também

Governo de MT divulga feriados e pontos facultativos de 2026

Governo de MT divulga feriados e pontos facultativ...

Crédito - Michel Alvim - Secom-MT

 

O Governo de Mato Grosso publicou no Diário Oficia...

PF prende desembargador por suposto vazamento de informações ao Comando Vermelho

PF prende desembargador por suposto vazamento de i...

A PF deflagrou, nesta terça-feira, 16, no Rio de Janeiro/RJ, a Operação Unha e Carne 2 e prendeu o desembargador Macári...

Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio acumulado em R$ 52 milhões

Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio acumula...

As seis dezenas do concurso 2.952 da Mega-Sena serão sorteadas, a partir das 21h (horário de Brasília), desta terça-fei...