@crsf

TCU verifica autenticidade de urnas eletrônicas em Cuiabá

ELEIÇÕES 2022

TCU verifica autenticidade de urnas eletrônicas em Cuiabá

Redação RBMT

 

A autenticidade dos programas utilizados na urna eletrônica foi verificada por uma equipe do Tribunal de Contas da União (TCU), durante a realização da cerimônia de geração de mídias da 1ª Zona Eleitoral de Cuiabá, nesta terça-feira (20.09). Esta etapa, que consiste na gravação dos dados eleitorais e dos sistemas em um pen drive, antecede os procedimentos de carga e lacre.

 

Para o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha, a iniciativa demonstra a segurança e a confiabilidade do processo eleitoral. “É fundamental que outras instituições vivenciem esse processo e atestem a credibilidade do processo eleitoral. Nós prezamos pela transparência, sabemos que nosso sistema é confiável e da impossibilidade de se fraudar uma eleição, e a auditoria é uma forma de reforçar isso. Estamos à disposição para fornecer dados, informações, acessos e o que mais for necessário”.

 

O secretário de Tecnologia da Informação do TRE-MT, Carlos Henrique Cândido, destaca como é feita a auditoria. “Os auditores externos conseguem acompanhar a geração de mídias e autenticidade dos programas utilizando um aplicativo também desenvolvido para este fim. Como a urna não é conectada à internet, primeiramente, copiam-se todos os dados em pen drive e, posteriormente, eles são inseridos nas urnas para fazer a cópia dos dados”, descreve.

 

O juiz eleitoral da 1ª Zona Eleitoral, Luiz Fernando Voto Kirche, frisa que a finalidade é fortalecer a confiabilidade com relação ao processo eletrônico de votação. “Nossa intenção é trazer para a sociedade uma tranquilidade nas eleições, com total transparência e acompanhamento das instituições externas”.

 

O acompanhamento dos trabalhos das Eleições 2022 pelo TCU faz parte de uma auditoria integrada que ocorrerá em todos os estados para avaliar a segurança, confiabilidade e auditabilidade da votação eletrônica brasileira. O assunto foi tratado durante uma reunião realizada no 13 de setembro, entre a equipe do TCU, o presidente do TRE-MT e parte da equipe técnica.

 

Fonte: Estadão Mato Grosso

Faça um comentário // Expresse sua opinião...

Veja os últimos Comentários

Veja também

Governo dos EUA retira Moraes e esposa da Lei Magnitsky

Governo dos EUA retira Moraes e esposa da Lei Magn...

O governo dos Estados Unidos retirou nesta sexta-feira (12) o ministro Alexandre de Moraes e sua esposa, Viviane de Moraes, da lista d...

Transparência avança no estado e TCE-MT certifica 124 instituições no PNTP

Transparência avança no estado e TCE-MT certifica...

O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Sérgio Ricardo, defendeu que a transparência é essencia...

Governador anuncia delegada para chefiar Gabinete de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres

Governador anuncia delegada para chefiar Gabinete...

O governador Mauro Mendes anunciou, nesta quarta-feira (10.12), a delegada da Polícia Civil de Mato Grosso, Mariell Antonini, para chefiar o...