@crsf

Tribunal de Justiça e TRE-MT se unem para emitir certidões de candidatos com mais rapidez

ELEIÇÕES 2022

Tribunal de Justiça e TRE-MT se unem para emitir certidões de candidatos com mais rapidez

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) e o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) firmaram parceria para tornar mais rápida a emissão de documentos de pessoas pré-candidatas aos cargos de presidente, governador ou governadora, senador ou senadora, deputado ou deputada federal e deputado ou deputada estadual nas Eleições 2022.

 

O termo de cooperação foi publicado nesta terça-feira (02 de agosto) e tem como objetivo acelerar o processo de emissão de certidões judiciais necessárias para o processo de registro de candidatura, como as certidões de objeto e pé – que aponta em que pé está o andamento processual em nome da pessoa certificada.

 

Caberá ao TJMT fornecer as certidões judiciais, preferencialmente dentro do prazo de até 48 horas, em dias úteis, a contar a partir da solicitação. Antes da parceria, esse prazo era de 5 dias.

 

A finalidade da parceria é agregar mais agilidade e segurança ao processo eleitoral, em especial na análise documental dos pedidos de registro de candidaturas referentes às eleições. Isso porque há a necessidade de instruir e julgar os processos tempestivamente, dentro do prazo para recebimento, análise e decisão em aproximadamente 28 dias.

 

A presidente do TJMT, desembargadora Maria Helena Póvoas, destacou a importância de empreender esforços mútuos entre as instituições em prol do processo eleitoral.

 

“Essa cooperação fortalece ambas as instituições, bem como a sociedade e o Poder Judiciário como um todo. É trabalhando em conjunto que vamos avançando, em processos cada vez mais ágeis, rápidos e eficientes para os cidadãos e cidadãs que contam com a Justiça Estadual e com a Justiça Eleitoral”.

 

De acordo com o presidente do TRE-MT, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha, o principal objetivo é agilizar as várias etapas do processo eleitoral, de forma segura e transparente. “Agradeço à presidente do TJ, desembargadora Maria Helena Gargaglione Póvoas, por atender prontamente ao pedido da Justiça Eleitoral, dando celeridade à emissão destas certidões”.

 

Fonte: Mylena Petrucelli (Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT)

Faça um comentário // Expresse sua opinião...

Veja os últimos Comentários

Veja também

Fiscalização flagra motorista com Guia de Trânsito Animal (GTA) falsa

Fiscalização flagra motorista com Guia de Trânsito...

O motorista de um caminhão que transportava 41 bovinos recebeu voz de prisão na tarde de ontem (9.11) após equipes de fiscaliz...

Câmara não permitirá que PF perca suas prerrogativas, diz Hugo Motta

Câmara não permitirá que PF perca suas prerrogativ...

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), disse nesta terça-feira (11) que a Casa não permitirá a redu&ccedi...

Estudo diz que café reduz risco de recorrência de arritmia cardíaca

Estudo diz que café reduz risco de recorrência de...

Um estudo inédito da Universidade da Califórnia, em São Francisco (UCSF), nos Estados Unidos, e da Universidade de Adelaide, n...