@crsf

Novas regras do Pix entram em vigor hoje; veja o que muda

Mecanismo do Banco Central visa facilitar recuperação de valores em casos de golpes, com bloqueio automático de contas suspeitas e rastreamento mais eficiente das transferências

Novas regras do Pix entram em vigor hoje; veja o que muda

A partir desta segunda-feira (2), entra em vigor a nova regra de segurança do Pix implementada pelo Banco Central. O aprimoramento visa facilitar a recuperação de valores em casos de fraudes, golpes ou coerção, permitindo um rastreamento mais eficiente das transferências suspeitas.

A principal mudança está no prazo para devolução do dinheiro, que agora será mais curto. De acordo com especialistas consultados pela CNN Brasil, a expectativa é que os valores retornem à conta do cliente em aproximadamente 11 dias após a contestação, tornando o processo muito mais ágil para as vítimas de golpes.

Mecanismo Especial de Devolução

O Mecanismo Especial de Devolução (MED) é a ferramenta que permite o bloqueio e a recuperação acelerada dos valores transferidos de forma irregular. Uma das novidades mais importantes é o bloqueio automático de contas que tenham alguma denúncia de fraude. Anteriormente, havia um processo de análise após a denúncia, mas agora a conta suspeita é imediatamente bloqueada, e só depois ocorre a investigação.

Segundo o Banco Central, essa medida visa impedir a rápida pulverização do dinheiro entre várias contas, o que dificultava o rastreamento dos valores. Com as novas tecnologias de segurança, o rastreio torna-se muito mais eficiente e automático, permitindo que as autoridades acompanhem o caminho percorrido pelo dinheiro de forma praticamente simultânea.

A comunicação entre as instituições financeiras e os órgãos de segurança também será praticamente instantânea, o que contribui para a eficiência do sistema. Especialistas estimam que esta atualização pode reduzir em até 40% o número de fraudes consideradas bem-sucedidas, uma diminuição bastante significativa.

As instituições financeiras também adotarão critérios mais rigorosos para identificar transações suspeitas e bloquear operações com indícios de fraude. Trata-se de um sistema integrado, com o Pix se atualizando por meio dos novos procedimentos adotados pelo Banco Central para garantir mais eficiência em todo o processo de segurança.

 

 

 

 

 

cnn brasil

 

Faça um comentário // Expresse sua opinião...

Veja os últimos Comentários

Veja também

STF abre ano judiciário julgando uso de redes sociais por juízes; veja pauta

STF abre ano judiciário julgando uso de redes soci...

STF retoma, nesta semana, os julgamentos presenciais, inaugurando as sessões plenárias de 2026.

A pauta reúne proces...

Câmara retoma trabalhos e Motta tenta pacificação após um 2025 agitado

Câmara retoma trabalhos e Motta tenta pacificação...

Sob o comando de Hugo Motta (Republicanos-PB), a 

Secretário afirma que Sinfra já trabalha para resolver problemas encontrados na Prainha

Secretário afirma que Sinfra já trabalha para reso...

A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) já está trabalhando para resolver os problemas encontrados du...