@crsf

Voo 2283: Cenipa deve concluir perícia inicial no local do acidente nesta segunda (12)

A próxima fase é a análise detalhada dos dados obtidos na perícia; Cenipa informou que as gravações das caixas-pretas foram 100% recuperadas

Voo 2283: Cenipa deve concluir perícia inicial no local do acidente nesta segunda (12)

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), ligado à Força Aérea Brasileira (FAB), informou que deve concluir nesta segunda-feira (12) a perícia inicial feita no local em que o avião da Voepass caiu em Vinhedo (SP).

Essa primeira etapa de atuação e análise no local do acidente aéreo é chamada de “Ação Inicial” pelo Cenipa, que atua desde sexta-feira (9), data da queda da aeronave que vitimou 62 pessoas.

Em entrevista coletiva neste domingo (11), o brigadeiro Marcelo Moreno disse que o órgão obteve 100% das informações de voz e dados dos momentos que antecederam a queda do voo.

A próxima fase da investigação é a análise de dados, que inclui o exame das “atividades relacionadas ao voo, ao ambiente operacional e aos fatores humanos, bem como um estudo pormenorizado de componentes, equipamentos, sistemas, infraestrutura, entre outros”.

A previsão é que o Cenipa divulgue o relatório preliminar da investigação do acidente em até 30 dias.

Novo vídeo mostra momento da queda do avião em Vinhedo (SP) | CNN 360°

 

Retirada dos destroços

Sobre a retirada da aeronave do local, o Cenipa afirmou que, conforme as normas aeronáuticas, será de “responsabilidade do explorador da aeronave providenciar e custear a higienização do local, dos bens e dos destroços de modo a evitar prejuízos à natureza, à segurança, à saúde, ou à propriedade de outrem ou da coletividade”.

Assim, caberá à companhia aérea Voepass fazer a retirada do avião após a liberação por parte da investigação do Cenipa e das autoridades policiais.

O Voo 2283 decolou de Cascavel (PR) e tinha como destino o Aeroporto Internacional de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo. O avião despencou girando sobre um condomínio de casas em Vinhedo, caindo sobre um terreno ao lado de residências.

Acidente em Vinhedos (SP) é o pior da história envolvendo ATR 72

 

A queda deixou 62 mortos, sendo 58 passageiros e quatro tripulantes. Pessoas em solo não foram feridas. O acidente aéreo é considerado o pior desde 2007 registrado no Brasil.

 

Fonte:cnnbrasil.com.br

Faça um comentário // Expresse sua opinião...

Veja os últimos Comentários

Veja também

PECUÁRIA Mato Grosso fecha 2025 com 31,6 milhões de bovinos, aponta Indea

PECUÁRIA Mato Grosso fecha 2025 com 31,6 milhões d...

Mato Grosso conta com 31,6 milhões de cabeças de gado, criados em 106 mil estabelecimentos rurais, de acordo com dados obtidos na cam...

Vice-governador Otaviano Pivetta assume comando do Estado

Vice-governador Otaviano Pivetta assume comando do...

O vice-governador Otaviano Pivetta assumiu temporariamente, neste domingo (21.12), o comando do Governo de Mato Grosso. A nomeação de...

Dona de autoescola critica nova plataforma ao certificar filho de 3 anos Ministério dos Transportes afirmou

Dona de autoescola critica nova plataforma ao cert...

nova plataforma da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que permite a certificação instrutor autônomo, foi alv...