@crsf

Júlio defende botão do pânico no transporte público para reduzir violência

MEDIDA DE SEGURANÇA

Júlio defende botão do pânico no transporte público para reduzir violência

Redação RBMT

 

O instrumento do “botão do pânico” foi uma das medidas indicadas pelo deputado Júlio Campos durante Sessão Ordinária Híbrida, como uma ação para reduzir a  crescente onda de criminalidade no transporte público da baixada cuiabana.

 

A indicação foi feita nesta quarta-feira, 12 de abril, durante a Sessão Ordinária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso – ALMT. O deputado defende que é necessário o uso de equipamentos que possam auxiliar as forças de segurança a cumprir seu papel em defesa da população de maneira mais rápida e eficaz, a fim de garantir a segurança para quem utiliza o transporte público.

 

A proposta solicita a instalação do botão de pânico em ônibus e micro-ônibus de transporte público municipal, bem como no transporte intermunicipal da baixada Cuiabana, para combater situações de furtos, roubos, abuso ou importunação sexual, assaltos e demais ações criminosas. 

 

Em Belo Horizonte, por exemplo, o botão do pânico foi criado em 2018, sendo ativado pelos motoristas dos coletivos em caso de abuso ou importunação sexual. Assim que acionado um sinal é enviado automaticamente para a empresa de ônibus e para a central da BHTrans que imediatamente aciona a polícia militar e a guarda municipal.

 

“A instalação deste dispositivo na frota da Baixada Cuiabana é uma necessidade urgente, que trará mais segurança a todos que utilizam o transporte público, principalmente as mulheres que sofrem muito com a questão do assédio”, explica o deputado Júlio Campos. 

 

A proposta segue outro recente Projeto de Lei, o PL 685/22 do Senado Federal, que também determinou a instalação do botão de pânico em ônibus e micro-ônibus de transporte público para situações de assaltos ou demais ações criminosas. O texto do Senado já foi para análise na Câmara dos Deputados e deverá alterar o Código de Trânsito Brasileiro.

 

A indicação foi encaminhada aos prefeitos de Cuiabá e de Várzea Grande, com cópia ao presidente Regulador da Ager-MT.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa do Deputado Estadual Júlio Campos

Faça um comentário // Expresse sua opinião...

Veja os últimos Comentários

Veja também

Ancelotti fará primeira convocação como técnico do Brasil na próxima segunda-feira

Ancelotti fará primeira convocação como técnico do...

Novo técnico da seleção brasileira, Carlo Ancelotti fará a primeira convocação na próxima segunda-...

ALMT debate importância da privacidade de dados na Administração Pública

ALMT debate importância da privacidade de dados na...

O Comitê Gestor de Proteção de Dados 
Pessoais (CGPDP), em parceria com a Secretaria de Controle Interno da Assembl...

Governo de MT cria força-tarefa para apurar possíveis irregularidades em consignações de servidores

Governo de MT cria força-tarefa para apurar possív...

O Governo de Mato Grosso publica decreto, nesta terça-feira (20.5), determinando uma força-tarefa para verificação e ap...